O relatório da Saraiva

Muito informativo o Relatório da Administração do Grupo Saraiva, publicado hoje nos jornais. Em 6 anos a Saraiva dobrou de tamanho.

Livraria_Saraiva_Park_Shopping

Como a expansão do mercado interno de livros no período foi modestíssima, a Saraiva cresce à custa dos pequenos livreiros e editores.

A Saraiva é um exemplo do que está acontecendo em todos os mercados no Brasil: a verticalização acelerada, destruindo a pequena burguesia. Antes de ser um problema técnico ou de competência operacional, a verticalização à moda da Saraiva é decisão política . Obra do PT.

O Relatório dá conta de que o faturamento contra o Governo Federal foi de 173 milhões, sendo 16 milhões no formato digital. O contrato com o Governo Federal foi 32% maior do que o de 2012.

Alguém perdeu mercado e foram os pequenos produtores.

Informa também a Saraiva que assinou contrato no âmbito do Pronatec. Mais um caminhão de dinheiro do governo para a gigante, contra os pequenos produtores.

Ajude o Instituto Liberal no Patreon!
Leia também:  Uma nota a respeito da queda da indústria de transformação no PIB
Avatar

Nivaldo Cordeiro

Economista e mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), ocupou vários cargos na administração federal. Foi professor universitário e empresário em São Paulo. Articulista, tem blog próprio e publica comentários no You Tube.