fbpx

O Código Florestal

Print Friendly, PDF & Email

ARTHUR CHAGAS DINIZ*

Certamente, o relator do anteprojeto do Código Florestal, o deputado comunista Aldo Rebelo, não imaginava o número de problemas que disto decorreria. Não acho ruim, enfim, que a Câmara discuta uma questão que afeta direta ou indiretamente quase toda a população.

Comumente, o governo ou envia um decreto-lei, rapidamente aprovado, para não entupir a pauta dos projetos dos próprios representantes do povo, ou define o que lhe interessa nesses projetos.

O que estamos presenciando, na disputa entre pequenos e médios agricultores, especialmente estes, e a percepção ideológica do PT e de diferentes ONGs governamentais é a própria razão de existir uma Câmara de representantes do povo. Os interesses para os ideológicos é se devemos ou não tratar o Brasil como se fosse uma coisa homogênea.

Da agricultura fluminense ao vasto pantanal matogrossense há variados países, com culturas, hábitos e diferentes formas de viver, de cuidar e de plantar. Uma propriedade grande em São Paulo ou Minas Gerais (grandes produtores de alimentos) é inviável, sob o ponto de vista econômico, no pantanal matogrossense.

Não sei o bastante para definir se o histerismo das ONGs é apenas uma forma de manter-se com recursos públicos. O que eu certamente sei é que se as parcelas da população afetada por qualquer legislação inovatória se mobilizassem, tornando claro a seus representantes, de qualquer partido que seja, o que esperam dele em relação ao projeto de lei que as afeta, as decisões seriam diferentes.

Evidentemente, a dificuldade de botar em votação algo tão complexo como o Código Florestal enfraquece Dilma. Afinal, é exatamente nos primeiros seis meses de governo que a popularidade dos eleitos é maior. Brasília não pode comandar tudo. Não somos um país, somos um continente.

*PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

Fonte da imagem: Wikipédia

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo