fbpx

O brasileiro é esquizofrênico ou só cara de pau mesmo?

Print Friendly, PDF & Email

Guilherme Augusto Fregapani *

A conclusão a que chego sobre o caso do mensalão é que a nossa sociedade precisa mudar.

Os vermelhos acusam o editorial X de ser parcial e confiam na imparcialidade do Editorial Y, este criticado como parcial pelos azuis, que por sua vez confiam na imparcialidade do editorial X. E todos acusam todos de serem parciais.

O Julgamento do mensalão foi muito além de questões azuis ou vermelhas, pois escancarou para o mundo aquilo que os militantes na área jurídica sempre souberam e que é bem sintetizado por João Luiz Mauad: “o imbróglio no STF é um retrato fiel da justiça brasileira, onde sobram leis, normas e regulamentos, muitas vezes contraditórios entre si, tornando os resultados sempre incertos e dependentes dos humores dos julgadores.”

A questão decidida sobre os embargos infringentes também foi além de questões vermelhas ou azuis. Ambos os lados (pró ou contra os infringentes) foram dotados de extrema tecnicidade. O problema é justamente a deriva em que se encontra o jurisdicionado devido ao excesso de normas, portarias, regimentos e etc, que dão bom fundamento a qualquer tese.

Agora o povo brasileiro se insurge contra a ponderada decisão do Ministro Celso de Mello que opinou pelo cabimento dos embargos infringentes. Esse é o meu ponto. O povo brasileiro precisa mudar. O brasileiro gosta de reclamar das decisões alheias mas, quando está com a bola, age de maneira indiferente. Os mensaleiros já foram absolvidos pelo povo brasileiro, e mais de uma vez.

* ADVOGADO

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo