fbpx

#NãovaitercarnenaVenezuela

Print Friendly, PDF & Email

açougue-escassez-venezuela

A Venezuela está devendo seis milhões de dólares em faturas atrasadas para frigoríficos brasileiros, e dada a falta de tudo no país bolivariano, parece que teremos mais um item em falta nos próximos meses, a não ser que o Brasil continue a subsidiar as exportações de carne para o país amigo do Governo.

O Governo Federal brasileiro é um dos grandes apoiadores à exportação, com presença maciça no financiamento, de onde se provem esse atual prejuízo. Dentre as linhas de financiamento, temos os Adiantamentos sobre Contratos de Câmbio – ACC e Adiantamentos sobre Cambiais Entregues – ACE, modalidades de crédito privado com isenção de IOF; BNDES-Exim, que financia com dinheiro do BNDES exportações a juros irrisórios; PROGER, programa do BNDES destinado a micro e pequenas empresas exportadoras; e o Proex, obtido junto ao próprio Tesouro Nacional. Não precisaria escrever, mas vale a pena ser escrito, que as taxas de juros dos programas para grandes empresas são muito menores que a linha para micro e pequenas empresas.

O uso dessas linhas de financiamento para subsidiar a exportação para países em grave crise institucional e econômica, como é o caso da Venezuela, acaba por fazer uma verdadeira transferência de renda do povo brasileiro para o povo venezuelano, pois o calote a essas dívidas de exportação acabam por ser absorvidas pelo Governo, que é custeado por todos nós. Embora respeite e sinta profundamente pelos problemas enfrentados na Venezuela, não é o cidadão pobre brasileiro que deve arcar com o prejuízo das más políticas públicas do governo de Maduro, de cunho socializante.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Bernardo Santoro

Bernardo Santoro

Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), Mestrando em Economia (Universidad Francisco Marroquín) e Pós-Graduado em Economia (UERJ). Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ. Advogado e Diretor-Executivo do Instituto Liberal.

Um comentário em “#NãovaitercarnenaVenezuela

  • Avatar
    28/05/2014 em 11:08 am
    Permalink

    Prezados Senhores,
    Or,a vamos combinar uma coisa: qualquer empresário minimamente informado sabe que comunistas e socialistas se dão mal em suas governanças. Então, porque fizeram negócios com essa gente atrasada?
    Tenho certeza de que estes mesmos empresários que venderam à Venezuela não financiariam qualquer empreendimento (com o mesmo valor das vendas feitas) a alguém que não tivesse contrapartida de retorno, certo?!
    Falhou a gestão de risco e estão pagando por isso.
    Não se vende à comunistas e socialistas, pois o risco de calote é imenso e… conhecido!!!

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo