‘MyGovCost’: O Impostômetro Americano

LIGIA FILGUEIRAS* O Independent Institute, da Califórnia, está presenteando seus Associados e o público em geral com um “impostômetro” um tanto mais prático para o cidadão comum do que o que nós conhecemos no Brasil. Na verdade, ele toma como referência os gastos do governo americano em cada área e, segundo a renda pessoal de […]

LIGIA FILGUEIRAS*

Calculadora americana MyGovCost.orgO Independent Institute, da Califórnia, está presenteando seus Associados e o público em geral com um “impostômetro” um tanto mais prático para o cidadão comum do que o que nós conhecemos no Brasil. Na verdade, ele toma como referência os gastos do governo americano em cada área e, segundo a renda pessoal de cada um, calcula sua parte neste orçamento e o que ficaria de dinheiro com a pessoa se ela tivesse a liberdade de usá-lo de outra forma.

Em primeiro lugar, a Calculadora ‘MyGovCost’ ajuda você a visualizar – supondo que seja cidadão(ã) americano(a) – quanto terá que pagar para vários programas do governo federal, agora e ao longo de sua vida!

Em segundo lugar, ela compara estes pagamentos em impostos, ou seja, o dinheiro do qual você foi obrigado(a) a abrir mão, com a quantia que você teria se tivesse aplicado, por exemplo, no mercado de ações.

Por fim, a Calculadora permite que você veja a diferença entre os gastos do governo e os impostos que você paga, ilustrando, claramente, suas crescentes obrigações de pagamento no futuro.

Diferentemente das calculadoras atualmente disponíveis que avaliam apenas a dívida pública, a Calculadora MyGovCost personaliza o gasto do governo permitindo que você veja quanto os programas do governo federal estão custando agora a você e quanto ainda vão lhe custar no futuro.

Se quiser ver como funciona, dê uma olhada em MyGovCost.org e faça um teste!

* Jornalista, Editora do Instituto Liberal

Fonte: The Independent Institute

Gostou do texto? Ajude o Instituto Liberal e Instituto Liberal no Patreon!