fbpx

Médicos cubanos

Print Friendly, PDF & Email

ARTHUR CHAGAS DINIZ *


Mais Médicos. Portal Saúde. Governo do BrasilJá está certo que o programa “Mais Médicos”
, promovido pelo Ministro da Saúde, vai importar um numeroso lote de médicos cubanos. Isto se deve à escassez de médicos brasileiros interessados nesse programa de interiorização. E por que os jovens médicos brasileiros não têm interesse em medicar em municípios pobres e afastados das capitais? A primeira resposta que nos vem à mente é a de que “só querem o bem-bom” dos grandes centros. E os cubanos, médicos abnegados, estariam dispostos a enfrentar as agruras dos lugares remotos.

A resposta não é esta. Os jovens médicos brasileiros desenvolveram seus conhecimentos em escolas e hospitais com acesso a tecnologias mais e menos modernas Os cubanos, como já ficou evidente no tratamento do bolivariano Chávez, praticam uma medicina mais primitiva e não dispõem da tecnologia para a detecção de doenças. Assim, no interior do Brasil, eles vão enfrentar problemas que já conhecem e para os quais também não têm soluções.

Quanto ao demais, é um bom negócio para Cuba: vende por US$5.000/mês/médico e paga menos de US$ 1.000/médico.

Para a saúde dos brasileiros não me parece um bom negócio. Já para os cubanos…

* VICE-PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

Saiba mais:
Médico cubano no Brasil deve ganhar mais que enfermeiro, diz ministro. G1 / bem estar, 22.08.2013
MEC anuncia programa nos moldes do Mais Médicos para professores. G1 /educação, 21.08.2013
FONTE DA IMAGEM: PORTAL DA SAÚDE, 23.08.2013

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo