fbpx

Instituto Liberal divulga história do liberalismo brasileiro em língua inglesa

Print Friendly, PDF & Email

Desde sua vinculação à Atlas Network na década de 80, o Instituto Liberal é reconhecido por essa organização parceira como tendo a missão de divulgar o liberalismo para o público falante de língua portuguesa. A diretoria executiva atual entende que só vem somar aos propósitos do instituto acrescentar uma nova abordagem: levar a tradição liberal brasileira para o público estrangeiro, falante de língua inglesa.

O Econ Journal Watch é um periódico acadêmico fundado em 2004, originalmente mantido pela Atlas Network e agora vinculado ao Fraser Institute, do Canadá – ambas instituições a que o fundador do IL, Donald Stewart Jr., era filiado. Figuras do calibre de Israel Kirzner fazem parte do Conselho Consultivo do veículo, que já contou com nomes como James Buchanan Jr. e Douglass North. Desde 2015, o Econ Journal vem publicando uma série de papers sobre a história e o estado atual do liberalismo em diferentes países e o Brasil ainda não havia sido contemplado.

Legitimado por sua posição na história do liberalismo nacional, o Instituto Liberal decidiu desempenhar esse papel. De autoria do diretor-presidente Lucas Berlanza, o trabalho Liberalism in Brazil sintetiza de forma abrangente toda a trajetória do liberalismo no país desde o período imediatamente anterior à independência. São mais de 200 anos de realizações e grandes nomes brasileiros apresentados aos amigos da liberdade no exterior. O objetivo é que essa iniciativa contribua para facilitar a aproximação entre as organizações liberais do Brasil e as internacionais, mediante o reconhecimento do significado de nossa tradição liberal. Como não poderia deixar de ser, o papel do IL a partir da década de 80 está devidamente destacado.

Confira a apresentação e o link para o texto completo:
“Abstract: Brazil is known for governmental intervention in its economy and a weak rule of law. Such characteristics tend to obscure a significant liberal tradition, which influenced the course of Brazilian events many times. Brazil’s liberal tradition existed before Brazilian independence in 1822. This article provides an historical account of the development of Brazilian liberalism. Liberal thinkers and personalities are placed in the context of their times and movements, from the reign of Dom João VI to the current New Republic. The article also offers a guide to Brazilian liberalism today, listing the main liberal organizations, institutes, and projects.”

https://econjwatch.org/articles/liberalism-in-brazil

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor, co-autor e/ou organizador de 10 livros.

Pular para o conteúdo