fbpx

IL Notícias – No país do ‘Samba do crioulo doido’

Print Friendly, PDF & Email

04.03.2011 

TÓPICOS DESTA EDIÇÃO

Brasil bate recorde de notícias censuradas no Google

Brasil, na prática, uma ditadura civil

A internet é pró-democracia?

Privatização em Nova Jérsei, EUA

Governo Obama se prepara para novos regimes islâmicos

Romano: “É uma República quase de fachada”

Dilma continua Lula

Experimentando o poder

Keynesianismo e Imoralismo

Comentários da Semana

A Constituição Americana em árabe

Biblioteca Von Mises

Opinião do Leitor

Pensamento do dia

 

VIII PRÊMIO DONALD STEWART JR.: Entrega das monografias até 31 de março! 

“LIBERDADE DE INFORMAÇÃO: O PAPEL DA MÍDIA” 

Concorrente na categoria internacional: tenha passaporte e visto para os EUA prontos para usufruir do Prêmio na íntegra! O primeiro seminário oferecido pelo IL é na última semana de Junho. [Saiba mais]

Mantenha contato e fique de olho nas dicas.

 

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Brasil bate recorde de notícias censuradas no Google

G1 / BRASIL / AGÊNCIA ESTADO

Só na primeira metade de 2010, o Google foi obrigado por autoridades brasileiras a tirar do ar 398 textos jornalísticos. Foi o recorde mundial do período. O dobro do segundo da lista, a Líbia.

Brasil, na prática, uma ditadura civil

FRANCISCO VIANNA

Enquanto a nossa presidente fala demagogicamente em manter a “liberdade de imprensa” e a “liberdade de expressão” no país, na prática o que se verifica é o oposto. Você sabe qual é o país em que o Google sofreu mais ordens para retirar conteúdo do ar? China? Irã? Não, mesmo! Esses são fichinha perto do… Brasil! Sim, nosso país é um dos que oferecem menor liberdade de expressão política. Nem nos tempos da “ditadura” militar nós passamos por uma censura tão severa. Note que os programas humorísticos, de teor político, tão populares na época do regime militar, sumiram do ar: são proibidos por liminares e decisões judiciais. Com isso, o Brasil conseguiu um recorde amargo, pelo menos na Internet.

 

IL NA MÍDIA SOCIAL

Na página inicial do site do IL, você vê estes símbolos. Quer dizer que o IL – através de sua Biblioteca Ludwig Von Mises – está ligado no moderno mundo da comunicação. Fale conosco!

 

DEBATE 

A internet é pró-democracia? 

A ‘Economist’ acha que não, mas lança a pergunta ao público. Segundo a revista, a internet não é, inerentemente, uma força pró-democracia. Até o momento desta edição, 42% dos participantes do debate concordaram com a revista. Que defende o seguinte argumento:

‘Com a queda de ditadores no mundo árabe, a internet – e, particularmente, os sites das mídias sociais como Facebook e Twitter – tem recebido do público um crédito considerável. A internet possibilita aos opositores se organizarem e colaborarem numa enorme escala. Ela dissemina notícias de injustiças e dá voz a muitos. Por outro lado, há quem pense que as milhares de distrações que a internet proporciona tornam dóceis rebeldes em potencial. E, muito mais preocupante, a internet dá aos autocratas e seus serviços de segurança um imenso poder de identificar, monitorar e perseguir dissidentes. O que você acha? A internet vai tornar os cidadãos mais livres? Ou tornará mais fácil o controle sobre nós?’

 

O LEVIATÃ RECUA 

Privatização em Nova Jérsei, EUA

NCPA

O governador Chris Christie está adotando a privatização num esforço para simplificar o governo do estado de Nova Jérsei. Em março de 2010, com menos de três meses de administração, Christie deu ordem para a formação de uma Força Tarefa para a Privatização em Nova Jérsei.

 

 

INTERNACIONAL 

Dominó continua no Oriente Médio e Norte da África 

Governo Obama se prepara para a possibilidade de novos regimes islâmicos pós-revoluçõesWASHINGTON POST 

Esse poderá ser o novo mapa político do Norte da África e Oriente Médio. As revoluções populares nessa região trarão um elenco mais religioso à frente desses países. [texto em inglês] 

 

PAÍS

Romano: “É uma República quase de fachada”

BLOG DO INSTITUTO MILLENIUM

O professor de ética e filosofia política da Unicamp e articulista do Instituto Millenium Roberto Romano criticou a nomeação de políticos envolvidos em escândalos para comissões da Câmara afirmou que o fato é “uma ameaça ao Estado democrático de direito.” 

Dilma continua Lula

NIVALDO CORDEIRO

O excelente artigo de Marco Antonio Villa publicado hoje na Folha de São Paulo constata como a mídia está sendo manipulada para que a opinião pública pense que estamos diante de um governo diferente e quase oposto ao encerrado por Lula.

Villa mostra que não é assim, embora seu artigo não dê a causa determinante da similitude entre Dilma Rousseff e seu antecessor: o fato do PT ser um partido revolucionário marxista-leninista.

Seja quem for o mandatário eleito sempre será executada a vontade do partido, personificado no seu comitê central. Villa também não menciona o grave fato de que a fusão entre o partido e o Estado está em estágio bastante avançado.

A vontade do partido é agora a vontade do Estado. As mudanças trazidas por Dilma são meras adequações à sua personalidade e às mudanças nas circunstâncias internacionais. O que muda é imposto de fora para dentro do governo, não de dentro para fora. Lula governou com vento a favor, a crise internacional favoreceu o Brasil.

Agora é o contrário, especialmente a crise que explodiu nos países islâmicos. Perceber o real é essencial e o real é que o velho PT é quem está dando as cartas.

 

Experimentando o poder

DIOGO COSTA

O que acontece quando se colocam pessoas normais para simular uma prisão, dividindo-as metade em prisioneiros, metade em guardas?

Keynesianismo e Imoralismo

UBIRATAN J. IORIO

Suponha que um pai, desde a mais tenra idade de seus filhos, ensine-lhes a gastar tudo e até mais do que ganharem; incuta em suas cabeças que o hábito de poupar é um vício abominável; recomende-lhes que contrair dívidas é uma virtude louvável; quando estiver à beira da morte, os chame e lhes diga que deixa para eles um enorme buraco financeiro; e que, além disso, ainda lhes prescreva que façam o mesmo com seus próprios filhos, esforçando-se, quando ficarem idosos, por deixar-lhes débitos maiores do que os que receberam como herança, empurrando-a sucessivamente para filhos, netos, bisnetos e todas as gerações futuras.

Certamente, um sujeito assim seria imediatamente tachado como irresponsável, perdulário, dissipador, esbanjador, gastador; extravagante e estróina. Em termos morais, um péssimo exemplo para os filhos.

 

 

COMENTÁRIOS DA SEMANA                                                        

04.03.2011      Pede para sair, Mantega!

03.03.2011      O ‘samba do crioulo doido’

02.03.2011      Escravo não é pobre, mas não é livre

01.03.2011      Os cortes orçamentários

28.02.2011      A Lei Zumbi

 

Banco de Ideias – um time de especialistas que avaliam os principais temas políticos, econômicos, sociais, à luz das ideias liberais. Ler a revista, assinar a revista, fazer parte de uma elite formadora de opinião não basta. Há que compreender a urgência de levar essas ideias adiante num país com mega Estado, governo centralizador e insaciável apetite de Poder.

Faça a sua parte: Se você é anunciante em potencial, invista nas ideias que podem levar o País à prosperidade, com liberdade. Invista na revista: anuncie na Banco de Ideias. Fale conosco!

 

A Constituição Americana em árabe

Uma realização do Cato Institute 

Estudantes de História sabem como é difícil transformar um momento revolucionário em uma paz duradoura e em prosperidade. Derrubar uma tirania não é garantia de que o que virá em seguida será a liberdade. Por essa razão, toda pessoa que preza a liberdade deve se preocupar com o que irá acontecer agora no Egito, na Líbia e por todo o Oriente Médio. O Instituto Cato, inspirado pelos parceiros no site Minbaralhurriyya.org (“Forum da Liberdade” em árabe) que apoiam a iniciativa, e que trabalham incansavelmente para promover a democracia liberal, um governo constitucional e a liberdade, está publicando a edição árabe da Declaração de Independência e a Constituição dos EUA. Nela, a nova geração árabe encontrará os princípios da organização política que transcendem o tempo e a tecnologia. 

 

BIBLIOTECA VON MISES 

Novas aquisições

LUCIENE COSTA

CATO Audio, fev. 2011. CD em língua inglesa.

Sumário

1. Introduction

2. David Boaz e Roger Pilon – The resurgence of the constitution

3. Richard Bishirjan – Politics and for-profit education

4. Edward Gresser – The progressive case against the U.S tariff system

5. Chris Edwards – Cutting the federal budget

6. Ed Crane – Libertarianism and the new Congress

7. Tucker Carlson – The Tea Party and the Future of the Republican Party

[Uma amostra do CD no site do CATO – em inglês]

 

OPINIÃO DO LEITOR

Vá preparando a Declaração de IR 2010.

E NÃO SE ESQUEÇA:

Já atualizou sua lista de dependentes do IR? Não?

Então pode copiar da minha.

DECLARAÇÃO ANUAL DE RENDIMENTOS – PESSOA FÍSICA

RELAÇÃO OFICIAL DOS MEUS DEPENDENTES:

01) Governo Federal – IR, CPMF etc.;

02) Governo Estadual – IPVA, ICMS etc.;

03) Governo Municipal – IPTU, TRSD, ISSQN etc.;

04) INSS – Contribuição previdenciária;

05) Conselho Regional Profissional – Contribuição anual ;

06) Sindicato da Categoria Profissional – Contribuição anual;

07) DMAE/COMLURB – Contas de água e esgoto (consumo mínimo mesmo que não tenha consumido) e taxa de coleta de lixo;

08) CEEE/CEG – Contas de luz e gás (consumo mínimo mesmo que não tenha consumido);

09) Telefônica /BrasilTelecom / TIM / CLARO / VIVO celular – Assinatura mensal;

10) Plano de Saúde – Mensalidade;

11) DETRAN – Licenciamento anual de veículo, transferência e renovação de carteira de habilitação;

12) CONTRAN – Taxa de inspeção veicular ;

13) IRB – Seguro automotor obrigatório ;

14) Concessionárias de estradas de rodagem – Pedágios ;

15) CET/DSV/ESTAR – Talões de estacionamento ;

16) Terminais aeroviários e rodoviários – Taxa de uso dos sanitários e estacionamento ;

17) Instituições financeiras – Taxas de administração e manutenção de contas correntes, renovação anual de cartões de crédito, requisição de talões de cheque etc.;

18) Tomadores de conta de veículos, guardadores de lugar em filas, cambistas diversos, flanelinhas e vendedores de semáforos – Caixinha, cafezinho etc.;

19) Carteiro, lixeiro, varredor de rua, porteiro do prédio, leitores de relógios e entregadores de contas, entregadores de gás, de água, etc. – Páscoa, Natal, Ano Novo etc.

Mais 567 deputados federais

81 senadores, com as respectivas AMANTES e etc..

E também deputados estaduais, prefeitos e vereadores.

___ V. CAIRO, repassando mensagem em circulação na Internet.

 

 

 

PENSAMENTO DO DIA

“A prosperidade de alguns homens públicos do Brasil é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento.” __ Stanislaw Ponte Preta.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo