fbpx

Privatização em Nova Jérsei, EUA

Print Friendly, PDF & Email

NCPA*

O governador Chris Christie está adotando a privatização como parte de seus principais esforços para simplificar o governo do estado de Nova Jérsei. Em março de 2010, com menos de três meses de administração, Christie deu ordem para a formação de uma Força Tarefa para a Privatização em Nova Jérsei. Trata-se de um órgão consultivo temporário criado para identificar um amplo conjunto de ferramentas e estratégias que o estado pudesse aplicar para economizar, no mínimo, US$50 milhões no ano fiscal 2010-2011, afirma a Reason Foundation.

A Força Tarefa apresentou uma série de estratégias institucionais traçadas para tornar a privatização inteligente uma rotina na administração pública em Trenton. De modo especial, a Força Tarefa recomendou ao Governador Christie que anunciasse como prioridade administrativa que todas as secretarias estaduais deveriam adotar como política padrão o alcance da eficiência através da concorrência do setor privado.

Uma das principais recomendações ao se adotar esta política foi o estabelecimento de uma entidade central de privatização no estado que tivesse funções semelhantes às do Conselho para Eficiência Governamental, da Flórida.

O Conselho para Eficiência Governamental, da Flórida, é um “centro de excelência” para privatização criado em 2004 durante o mandato do ex governador Jeb Bush, e é parte fundamental de uma estratégia que, em última instância, ajudou sua administração a realizar uma economia de gastos de mais de US$550 milhões, por meio de mais de 130 iniciativas de privatização e concorrência.

Outras recomendações da Força Tarefa no que toca a parte institucional incluem um conjunto de melhores práticas na seleção de projetos e na contratação, criando um processo para propostas de privatização não solicitadas e assegurando que as iniciativas de privatização reflitam as prioridades da política ambiental do estado.

 

Fonte: Leonard Gilroy, Harris Kenny, Lisa Snell, Shirley Ybarra and Tyler Millhouse, “State Government Privatization: Governor Christie Advancing Privatization in Nova Jérsei”  – Reason Foundation, February 16, 2011.

 

* Tradução LIGIA FILGUEIRAS 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo