fbpx

Por que é importante comemorar os 50 anos da South Royalton Conference?

Print Friendly, PDF & Email

No penúltimo final de semana de março de 2024, durante a AERC (Austrian Economics Research Conference) ocorrida no Mises Institute (sediado na cidade de Auburn, Alabama, EUA), foi realizada a celebração dos 50 anos da South Royalton Conference. Mas o que foi a South Royalton Conference? E, ainda mais, por que seria importante comemorar essa data, de um congresso tão pouco falado, principalmente entre liberais e libertários brasileiros (infelizmente)?

Vou fazer aqui um pequeno retrospecto para conseguirmos olhar em uma perspectiva mais ampla. Primeiramente, mesmo a Escola Austríaca de Economia sendo a escola econômica contemporânea mais duradoura, com 153 anos desde sua fundação com a publicação de Princípios de Economia Política de Carl Menger, ela sempre enfrentou problemas na divulgação de suas ideias entre seus principais expoentes.

Começando por Menger, que, conforme o professor Salerno aponta, cometeu o erro fatídico de negar a implantação de instituições para promover seu ponto de vista econômico. “Só existe um método para a vitória final da ideia científica, isto é, deixar que toda proposição contrária tenha curso livre e pleno.” Além de ter essa perspectiva, um fato curioso foi que seu livro seminal fez muito sucesso esgotando a edição, e, quando procurado por seu editor, Menger não demonstrou interesse em uma segunda edição.

Ludwig von Mises também ficou conhecido como uma pessoa difícil, corretamente inflexível na defesa de suas ideias, mas que também não entendeu a importância de uma divulgação mais efetiva da Escola Austríaca, chegando a ficar famoso o ocorrido na Mont Pelerin Society, com o desabafo “You’re All a Bunch of Socialists!” Somado a isso, tivemos o enorme sucesso das ideias populares, e populistas, de J.M. Keynes, que, combatendo a depressão americana de 1930, a ascensão do “Keynesianismo” e o esquecimento das ideias da Escola Austríaca, foi o que observamos nas décadas seguintes.

Mas, durante a semana de 15 a 22 de junho de 1974, a Escola Austríaca de Economia renasceu durante uma conferência na pequena cidade de South Royalton, Vermont, na Nova Inglaterra. Com o patrocínio e organização do IHS (Institute for Humane Studies), da George Mason University, diversas palestras foram ministradas por Murray N. Rothbard, Israel Kirzner e Ludwig Lachmann. Na abertura do evento, tiveram participações ilustres: Henry Hazlitt (autor de Economia em uma única lição) relembrou como conheceu Ludwig von Mises na década de 1940. O famoso economista anti-keynesiano W.H. Hutt (autor de The Keynesian Episode: A Reassessment) falou sobre as contribuições que Mises fez à economia. Também esteve presente um convidado ilustre – Milton Friedman. Nas palavras do professor Richard Ebeling, que esteve presente na conferência:

“Milton Friedman, que tinha uma casa de verão em Vermont e foi convidado para o jantar, foi convidado a fazer alguns comentários. Ele admitiu que Mises tinha feito uma série de contribuições notáveis para a economia, mas que era demasiado ‘extremista’ nas suas opiniões sobre economia e políticas públicas.”

Relatos na Comemoração dos 50 anos

Na tarde de 23 de março de 2024, durante a Austrian Economics Research Conference, um painel para relembrar este momento foi realizado com professores, hoje expoentes da Escola Austríaca, mas que na ocasião eram alunos de doutorado, iniciando suas pesquisas sobre a Escola Austríaca: Walter Block (Loyola University New Orleans), Jack High (George Mason University), Randall G. Holcombe (Florida State University), Murray Sabrin (Ramapo College of New Jersey) e Joseph T. Salerno (Pace University/Mises Institute).

Os participantes, agora grandes nomes da Escola Austríaca, falaram de como foram intensas as palestras com o revezamento entre Rothbard, Lachmann e Kirzner sobre os aspectos da teoria austríaca, axiomas da ação humana, críticas ao equilíbrio de mercado, a complexidade do capital e teoria austríaca do dinheiro.

Claro que eles também contaram coisas engraçadas que aconteceram: as noites que Rothbard passava contando anedotas e cantando canções políticas de “esquerda” e “direita”, e as anedotas que o próprio Mises contava durante os seminários de pós-graduação que ministrou na Universidade de Nova York.

As instalações eram bem precárias, e o local, mais do que rústico, relembrava as pequenas cidades americanas do século XIX. A cidade parecia as de filmes de faroeste, com pessoas olhando à espreita nas portas das casas os visitantes.

Outro participante, que veio originalmente da Iugoslávia, disse que algumas coisas na cidade pareciam tão “assustadoras” à noite que admitiu o seguinte: “Vivi sob a ocupação nazi e suportei a vida sob o domínio comunista na minha Iugoslávia natal. Mas ontem à noite foi a primeira vez na minha vida em que dormi com a luz acesa!'”

Entre a conferência South Royalton, em junho de 1974, e a entrega do Prêmio Nobel de Economia a F. A. Hayek, em outubro do mesmo ano, a Escola Austríaca iniciou um renascimento brilhante que mais uma vez a tornou uma das forças mais importantes para ideias sólidas. Em 1976, a publicação em forma de livro das palestras proferidas em South Royalton, sob o título Os Fundamentos da Economia Austríaca Moderna, contribuiu para que as próximas gerações pudessem desfrutar dos ensinamentos daquela conferência, garantindo a disseminação das ideias da Escola Austríaca.

Hoje, a Escola Austríaca está em grande expansão, não só na divulgação das ideias no grande público, mas também em crescimento na participação de seus professores nos quadros de grandes e importantes universidades do mundo. Em especial no Brasil, diversos Institutos, think-tanks (além do próprio Instituto Mises Brasil) e professores universitários utilizam os fundamentos teóricos desta escola de pensamento econômico. O jargão “Menos Marx, Mais Mises”, durante as manifestações de impeachment de Dilma, ganhou voz para todos os defensores da liberdade.

Relembrar e comemorar os 50 anos de South Royalton é lutar e manter acesa a chama da liberdade, tão atacada em nosso país, que merece, assim como todos os brasileiros, usufruir seus benefícios: paz e prosperidade!

*Adriano Paranaiba é Doutor em transportes pela UnB e Mestre em Agribusiness na área de concentração em Sustentabilidade e Competitivida de Sistemas Agroindustriais pela UFG. Atua como professor de Economia, Gestão financeira e Transportes Turísticos no Instituto Federal de Goiais. Além disso, é Editor-Chefe do Periódico Acadêmico MISES: Interdisciplinary Journaul of Philosophy, Law and Economics. Tem publicado pela LVM Editora o livro Transportar é Preciso: uma proposta liberal.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo