fbpx

Homenagem aos 118 anos do nascimento de Ayn Rand

Print Friendly, PDF & Email

Ayn Rand ainda não produziu o impacto na sociedade que sua obra merece. Não produziu porque a sociedade ainda não fez por merecer.

Enquanto a narrativa se sobrepor à verdade, a fé se sobrepor à razão, o outro se sobrepor ao eu, a coerção se sobrepor à liberdade e o nada se sobrepor ao belo, continuará não merecendo.

O universo é benevolente, e um dos bens necessários que ele produz, é a virtude da justiça. Ainda não fomos impactados por Ayn Rand na medida do desejado, porque ainda não fizemos jus, ainda não fizemos por merecer todo o bem que uma sociedade baseada na razão, na liberdade e na criatividade humana pode proporcionar, como pudemos ver em esparsas e limitadas experiências.

Hoje celebra-se 118 anos do nascimento de Ayn Rand em São Petersburgo, Rússia, em 02/02/1905. Ela é a autora de “We The Living”, espetacular romance com inspirações autobiográficas, levado às telas de cinema no filme italiano de 1942, “Noi Vivi”; “Anthem”, publicado em português como “Cântico”, livro de ficção distópico, asfixiante e libertador; “The Fountainhead”, em português, “A Nascente”, romance intimista que trata da ética do individualismo, racional, egoísta e criativo versus o coletivismo, altruísta, niilista e parasídico.

Sua obra magna, “Atlas Shrugged” ou “A Revolta de Atlas”, para uns, um romance distópico que alerta os americanos e o mundo sobre os caminhos da humanidade no seu regresso ao primitivismo, para outros, um documentário antecipado do que vemos acontecer hoje nos mais diversos países do mundo, inclusive no Brasil, deve ser lido para quem quer ter uma mínima mas profunda noção da batalha entre o bem e o mal, entre a vida e a morte, que habita e atormenta nossa existência desde priscas eras.

Você pode discordar de Ayn Rand, mas não pode ignorá-la.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo