fbpx

Governo na Índia fecha quase 3 mil escolas. 17 mil já estão na lista negra: sem licença estatal

Print Friendly, PDF & Email

Índia volta atrás e golpeia ‘liberdade de escolha’ no ensino

ATLAS NETWORK*

Reportagem da TV Nacional da Suécia sobre Escolas de baixo custo na Índia, publicada 16/02/2014
Reportagem da TV Nacional da Suécia sobre Escolas de baixo custo na Índia, publicada 16/02/2014

Em 2009, a nova Lei do Direito à Educação da Índia chamou a atenção dos defensores da política de school choice [direito de escolha de escola] em todo o mundo. Sua linguagem garantia plena liberdade aos pais de escolher escolas privadas com recursos públicos.

Os promotores locais dessa política estavam cautelosamente otimistas, no entanto, alertando que a promessa global da lei dependeria dos detalhes de implementação e de se a nova regulamentação das escolas particulares iria, no final, limitar o escopo da escolha dos pais, em vez de ampliá-lo.

Defensores principais dessa política, como o Centro para a Sociedade Civil, parceiro da Rede Atlas, trabalharam diligentemente para assessorar os executores governamentais e para organizar as partes interessadas das escolas particulares de modo a atuarem como uma voz unificada.

Apesar dos esforços, estamos começando a ver muitas escolas privadas sendo fechadas, particularmente aquelas que serviram às populações de baixa renda, como resultado de novas exigências estatais.

O India Institute, parceiro da Rede Atlas, tem monitorado atentamente estas ações do Estado através de um novo projeto que estão chamando de “The Daily Wrong” [“O Erro Diário”]. Até o momento, o projeto identificou 2.962 escolas fechadas pela lei, havendo outras 17.871 com ordem para fazer o mesmo.

Os analistas do India Institute relatam que, se essas escolas, de fato, fecharem, isso representará um total de cerca de 1,3 milhão de estudantes removidos das escolas que seus pais escolheram e pagaram para que seus filhos frequentassem.

Saiba mais no artigo (em inglês) ‘Escolas não reconhecidas’

Unrecognized Schools

Ou no vídeo da reportagem da TV Sueca sobre Escolas de baixo custo em Nova Déli

* ATLAS NETWORK WORLD10

FONTE DA IMAGEM: YouTube: quadro do vídeo da Reportagem da TV Nacional da Suécia sobre Escolas de baixo custo na Índia, publicada 16/02/2014

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Ligia Filgueiras

Ligia Filgueiras

Jornalista, Bacharel em Publicidade e Propaganda (UFRJ). Colaboradora do IL desde 1991, atuando em fundraising, marketing, edição de newsletters, do primeiro site e primeiros blogs do IL. Tradutora do IL.

Pular para o conteúdo