fbpx

Em que estado americano a liberdade é maior?

Print Friendly, PDF & Email

National Center for Policy Analysis *

 

A liberdade nos 50 estados americanos é avaliada em um estudo abrangente do Instituto Mercatus que classifica os estados norte-americanos na medida em que suas políticas públicas afetam as liberdades individuais nas esferas econômica, social e pessoal.

O enfoque do Mercatus ao medir a liberdade nos estados é singular sob três aspectos: (1) inclui medidas de liberdade social e pessoal tais como o direito de cidadãos pacíficos educarem seus próprios filhos, possuírem e portarem armas de fogo e de estarem livres de busca e apreensão injustificadas; (2) incorpora mais de 150 diferentes políticas públicas; e (3) é particularmente meticuloso ao medir as políticas fiscais de modo que o resultado reflita o verdadeiro custo do governo para o cidadão.

  • Os estados mais livres dos EUA são New Hampshire e Dakota do Sul que, juntos, obtém um empate virtual no primeiro lugar, enquanto Nova York é onde a liberdade é a menor, por uma margem considerável.
  • Sob o aspecto exclusivo da liberdade individual, Oregon vem em primeiro lugar, com Vermont e Nevada não muito atrás, e Maryland na rabeira.
  • Sob o aspecto econômico, exclusivamente, Dakota do Sul ganha fácil o primeiro lugar e Nova York é, de longe, o último.
  • Os estados onde a liberdade ganhou mais espaço desde a última edição do estudo são Oregon, Nevada, Maine e Washington, enquanto Wyoming, Califórnia, Arizona e Massachusetts tiveram as maiores perdas.

Duas das descobertas mais interessantes são que os americanos estão votando com os pés e se mudando para estados com maior liberdade econômica e pessoal, e que a liberdade econômica tem correlação com o crescimento da renda.

 

Fonte: Jason Sorens e William Ruger, “Freedom in the 50 States: An Index of Personal and Economic Freedom,” Mercatus Institute, June 7, 2011.

Texto na íntegra:

http://mercatus.org/freedom-50-states-2011

*Texto condensado pelo National Center for Policy Analysis – NCPA, organização com base em Dallas, Texas, EUA, voltada para o estudo de problemas econômico-sociais e a busca de soluções que ofereçam alternativas privadas e de economia de mercado para a regulamentação e o controle do governo. Não tem fins lucrativos nem vínculo político-partidário.

Fonte da imagem: Wikipédia

TRADUÇÃO: LIGIA FILGUEIRAS

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo