fbpx

Dilma, os royalties e o Rio

Print Friendly, PDF & Email

 ARTHUR CHAGAS DINIZ*

O governador Cabral se entende como um aliado natural da presidente Rousseff, não só por integrar o principal partido da base aliada do seu governo. A derrubada do veto da Presidente ao projeto de mudança da distribuição dos royalties do petróleo, nacionalizando-os, independentemente da origem, é uma agressão ao estado que, embora sendo o grande produtor de petróleo, não recolhe nenhum imposto por isto.

Todos os estados da federação onde se processa a extração de minérios são beneficiados pelo recolhimento de impostos. O Rio será uma exceção. O critério passa a ser válido até para concessões já licitadas. A perda de recursos para o Rio (e Espírito Santo) é enorme. O adicional da receita, gerado para cada unidade da federação não é representativo.

Cabral deveria ter jogado o peso político do Rio na decisão. O Rio permanece na expectativa de uma decisão do STF que lhe devolva o fruto da expropriação.

* PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

N.E. – Saiba mais:
Fux pede informações ao Congresso sobre derrubada do veto – UOL / Economia / Valor, 08/03/201317h02 

 

FONTE DA IMAGEM: WIKIPÉDIA

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo