fbpx

Yoani Sánchez

Print Friendly, PDF & Email

 

NIVALDO CORDEIRO *

A blogueira cubana Yoani Sánchez teve uma passagem espetacular pelo Brasil, com amplo acesso à mídia. A repercussão foi nacional. A Cuba já tinha grande projeção no mundo de língua espanhola, mas no Brasil a sua passagem foi sensacional. O que o PT fez, de tentar satanizar a blogueira, apenas contribuiu para que os meios de comunicação lhe dessem ampla cobertura. Ela se tornou um polo de oposição midiática ao regime totalitário de Cuba.

Por que uma ala dos conservadores tem tanta restrição com ela? É compreensível. De um país que não tem tanta liberdade de expressão, como Cuba, de repente surge uma menina com acesso à Internet e ampla liberdade de movimentos, é coisa que parece suspeita. Mas sua origem parece ser outra outra.

Yoani, em 1982, com cartaz: "Felicidades, papai"Uma menininha frágil, um tanto desamparada, que rabiscava umas linhas tortas e que não ameaçava diretamente o regime foi adotada pelo regime como seu modelo de liberdade de expressão. Mas é claro que a Yoani Sánchez de alguns anos atrás não é a mesma de hoje.

 

[Comentário na íntegra]

 

* ECONOMISTA, ARTICULISTA

 

FONTE DA IMAGEM: WIKIPÉDIA 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo