fbpx

Dilma: entre a razão e a paixão

Print Friendly, PDF & Email

ARTHUR CHAGAS DINIZ *

Tarso Genro não renova concessõesTarso Genro, o governador do Rio Grande do Sul, decidiu não renovar as concessões de 1800 km de estradas de rodagem no estado.** A decisão não envolveu nenhuma avaliação de desempenho das concessionárias ou qualquer critério de natureza econômica sobre a qualidade da gestão das concessionárias. É, antes de tudo, uma decisão política.

Para governantes socialistas, a eficiência da iniciativa privada traduz-se em lucro, o que, para eles, é traduzido como “mais valia”.

É curioso ver como certos personagens da política brasileira enxergam a rentabilidade – como se fosse uma afronta à sociedade.

É curioso também examinar o que aconteceu no Brasil depois da sequência de privatizações realizadas no governo FHC. Não que Fernando Henrique fosse um campeão da liberdade econômica ou da iniciativa privada. Ao contrário, os tucanos (PSDB) sempre foram muito mais chegados ao Estado do que à iniciativa privada, mas o Presidente preferiu sacrificar um pouco do seu discurso quando entendeu que o lucro é um estímulo ao desempenho.

As privatizações ocorridas no seu governo só trouxeram bons resultados. Os leilões para prospecção de petróleo trouxeram capitais de risco para o País e eficácia na busca de novas reservas. Vale, Siderúrgica Nacional, COSIPA, Usiminas, Cosigua – para falar em umas poucas – passaram de geradoras de prejuízo a realizadoras de lucro.

Esperemos que Dilma se mire nesses exemplos e não, na arbitrariedade conceitual de seu amigo, o governador Tarso Genro.

.

* PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

** N.E.: Veja mais em Governo gaúcho não renovará concessão de rodovias; RS vai acabar com concessão de rodovias . Estadão.com.br / Economia & Negócios, 24.07.2012

 

Fonte da imagem: Wikipedia

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo