fbpx

Os resultados da Petrobras

Print Friendly, PDF & Email
ARTHUR CHAGAS DINIZ *

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster – a Graciosa, segundo Dilma Rousseff -, não ficou nem um pouco satisfeita com o prejuízo da empresa no primeiro trimestre. Pela primeira vez na vida, a presidente da estatal anuncia que é preciso aumentar a produtividade da empresa. E reduzir custos.

A Petrobras, embora seja uma empresa de capital aberto, é controlada pela União e vem sendo sistematicamente utilizada como instrumento político. Sua contabilidade é tão complexa e as decisões de formação de preços, especialmente pela gasolina e diesel, tão politizadas que é impossível saber que preços deveriam ser praticados nas bombas.

Sendo monopolista na produção dos derivados, não há como se falar em preços de mercado. A gasolina e o óleo diesel no Brasil são muito caros, usando-se como referência os preços praticados nos EUA, por exemplo. Mas lá não existe monopólio. Também os preços nas bombas da maior parte dos países não sofrem os enormes impostos, como ocorre aqui.

Sendo uma empresa de capital aberto, a Petrobras deveria oferecer mais informações a seus acionistas. Parece que a Graciosa está “realmente” tentando abrir com mais franqueza a política de formação dos preços dos derivados, balizando interesses tanto dos investidores quanto dos consumidores.

É de aplaudir-se a postura da presidente da Petrobras, tanto quanto o de lamentar-se o monopólio que vige no setor.

* PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

 

 ** N.E.: Notícias relacionadas:
Petrobras corta custos e admite mudar dividendos para melhorar desempenho O Globo / Economia, 07.08.2012
Resultado fraco traz mais um tropeço para Petrobras na bolsa Exame.com / mercados, 06.08.2012
Presidente da Petrobras atribui prejuízo da empresa ao câmbio Jornal da Globo / G1, 07.08.2012

 

Fonte da imagem: Wikipedia

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo