Desvio de função

JOSÉ L. CARVALHO*

Barueri teria superfaturado shows

A prefeitura de Barueri é investigada por suspeita de superfaturar shows que aconteceram na cidade. De acordo com as denúncias, a cidade gastou quase o dobro do que os outros municípios que contrataram os mesmos artistas.

Nos últimos dois anos, a população da cidade, que é uma das mais ricas do Brasil, assistiu a vários espetáculos de graça. Todos bancados pelos cofres públicos. Apesar de a prefeitura pagar mais caro pelos shows, os artistas receberam os mesmos cachês.

Essa notícia foi apresentada no Jornal da Band em 12 de julho do corrente ano e o link acima reproduz, na integra, a reportagem.

O que eu gostaria de chamar a atenção do leitor, não é o superfaturamento, algo corriqueiro nas atividades do setor público brasileiro, mas o fato da prefeitura financiar um show artístico para a população.

Esse tipo de gasto público é cada vez mais comum nos municípios brasileiros e por isso cabe a pergunta:

É função da autoridade pública municipal promover shows artísticos?

Os promotores culturais e os próprios artistas dirão que sim, cabe às prefeituras promover a cultura por meio de tais eventos.

O que tem a dizer o pacato cidadão que paga por eles?

Saiba mais.

O que Você tem a dizer sobre isso? Comente aqui no ILBlog.

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.