Coreia do Norte: EUA pedem à China para conter Pyongyang

 BBC NEWS*

Os EUA disseram que estão pedindo à China para usar toda sua influência para ajudar a controlar as ações “desestabilizadoras” da Coreia do Norte.

O Secretário de Estado americano John Kerry está na Coreia do Sul onde é esperado que peça à China para evocar “um senso de urgência” em suas negociações com a Coreia do Norte.

Pyongyang aumentou a tensão na região, ameaçando ataques nucleares contra a Coreia do Sul e os EUA.

Um relatório de inteligência americana que vazou disse que a Coreia do Norte já é capaz de montar ogivas nucleares em um míssil.

Leia também:  Os sindicatos e as agências de emprego

Na quinta-feira, um congressista dos EUA leu em público o que disse ser uma seção não classificada de um estudo da Agência de Inteligência de Defesa. Ele disse que o relatório avaliava “com confiança moderada” que o Norte poderia disparar um míssil nuclear armado, embora com “baixa confiabilidade”.

O Norte testou tanto armas nucleares quanto mísseis, mas pensava-se que ainda não tinha desenvolvido um dispositivo pequeno o suficiente para ser uma arma viável e pronta para uso.

Esses fatos mudariam os últimos 20 anos de diplomacia, diz a correspondente da BBC Lucy Williamson, em Seul. Todo esse tempo foi dedicado a impedir que a Coréia do Norte obtivesse esse tipo de arma.

Leia também:  Desfazendo “fórmulas prontas”, reformando e transformando para crescer

Mas o Pentágono negou o relatório, com o porta-voz George Little dizendo que seria “incorreto sugerir que o regime norte-coreano testou, desenvolveu ou demonstrou plenamente o tipo de capacidade nuclear citado na passagem”.

A Coreia do Sul está no momento em estado de alerta elevado diante dos sinais que indicam que o Norte está se preparando para um teste de míssil.

* Reproduzido pelo informativo Platform for Global Challenges [PGC]. İstanbul Bilgi Üniversitesi
TRADUÇÃO / EDIÇÃO: LIGIA FILGUEIRAS
FONTE DA IMAGEM: PGC 
Ajude o Instituto Liberal no Patreon!
Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.