fbpx

Coreia do Norte: EUA pedem à China para conter Pyongyang

Print Friendly, PDF & Email
 BBC NEWS*

Os EUA disseram que estão pedindo à China para usar toda sua influência para ajudar a controlar as ações “desestabilizadoras” da Coreia do Norte.

O Secretário de Estado americano John Kerry está na Coreia do Sul onde é esperado que peça à China para evocar “um senso de urgência” em suas negociações com a Coreia do Norte.

Pyongyang aumentou a tensão na região, ameaçando ataques nucleares contra a Coreia do Sul e os EUA.

Um relatório de inteligência americana que vazou disse que a Coreia do Norte já é capaz de montar ogivas nucleares em um míssil.

Na quinta-feira, um congressista dos EUA leu em público o que disse ser uma seção não classificada de um estudo da Agência de Inteligência de Defesa. Ele disse que o relatório avaliava “com confiança moderada” que o Norte poderia disparar um míssil nuclear armado, embora com “baixa confiabilidade”.

O Norte testou tanto armas nucleares quanto mísseis, mas pensava-se que ainda não tinha desenvolvido um dispositivo pequeno o suficiente para ser uma arma viável e pronta para uso.

Esses fatos mudariam os últimos 20 anos de diplomacia, diz a correspondente da BBC Lucy Williamson, em Seul. Todo esse tempo foi dedicado a impedir que a Coréia do Norte obtivesse esse tipo de arma.

Mas o Pentágono negou o relatório, com o porta-voz George Little dizendo que seria “incorreto sugerir que o regime norte-coreano testou, desenvolveu ou demonstrou plenamente o tipo de capacidade nuclear citado na passagem”.

A Coreia do Sul está no momento em estado de alerta elevado diante dos sinais que indicam que o Norte está se preparando para um teste de míssil.

* Reproduzido pelo informativo Platform for Global Challenges [PGC]. İstanbul Bilgi Üniversitesi
TRADUÇÃO / EDIÇÃO: LIGIA FILGUEIRAS
FONTE DA IMAGEM: PGC 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo