fbpx

A ideologia dominante não se faz num dia

Print Friendly, PDF & Email

LIGIA FILGUEIRAS*

Nem só estatizantes animam a arena de embates dos liberais. Algumas vezes, a oposição surge nos próprios flancos, seja por assimetria de informações, seja por divergência nos pontos de vista.

É o que está ocorrendo agora em razão do ressurgimento do nome de Margaret Thatcher no noticiário, por ocasião de seu falecimento. Críticas severas contra a notória líder britânica foram manifestadas entre os liberais. Alegam, baseados principalmente na carga tributária, que o governo de Thatcher não teria sido tão liberal assim.

A esses, o comentarista do IL e do Millenium, João Luiz Mauad, sugere a leitura do “ótimo artigo do Higgs”, Libertarian Wishful Thinking, “para que compreendam que o caminho da liberdade é longo e que não há revolução radical possível”.

E oferece dois gráficos (abaixo) que revelam o trabalho liberalizante de Thatcher (4 de maio de 1979 – 22 de novembro de 1990) no campo econômico.

 

Índice de Liberdade Econômica: Reino Unido. Fraser Institute. 2012

Índice de Liberdade Econômica: Reino Unido. Fraser Institute. 2012

 

* EDITORA DO INSTITUTO LIBERAL

 

FONTE DA IMAGEM: FRASER INSTITUTE

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo