fbpx

Com a palavra os proibicionistas

Print Friendly, PDF & Email

A morte do jovem Humberto Fonseca numa festa no Interior de São Paulo, provavelmente ocasionada por overdose de álcool, traz alguma lições importantes, assim como levanta algumas questões mal respondidas.

A primeira delas é que o consumo de álcool, como o de qualquer outra droga, pode causar sérios danos quando realizado em grandes quantidades e sem as devidas cautelas.  Segundo estudo da ONU, o álcool mata 3,3, milhões de pessoas por ano no mundo, mais que AIDS, Tuberculose e violência juntos.

O álcool, diferentemente do que acreditam os desavisados, não é uma droga mais leve, menos agressiva ou menos viciante.  Um outro estudo mostra que a bebida alcoólica está entre as drogas mais pesadas que existem, muito mais pesada, por exemplo, do que a maconha, chegando a ser 114 vezes mais letal do que esta.

Por outro lado, o álcool também causa dependência em níveis muito elevados.  As clínicas de desintoxicação e as dependências do Alcoólicos Anônimos (AA), normalmente lotadas, estão aí para comprovar isso.

Como alguém que já teve a experiência de ver um ente querido totalmente dependente da bebida, durante um longo tempo, posso atestar que se trata de um dos problemas mais dolorosos e deprimentes por que pode passar uma família.  A luta contra o vício é inglória e as suas consequências muito tristes.

Malgrado todas essas evidências, é raro encontrar qualquer apologista da guerra às drogas pedindo ao governo a proibição do álcool.  A alegação de sempre é que o álcool, consumido com moderação, não é nocivo, mas há muitos casos de gente consumindo maconha e até cocaína com regularidade, sem maiores consequências.  O que será que o álcool tem de tão especial, a ponto de ser tratado com muito mais condescendência do que, até mesmo, a fraquinha maconha?  Com a palavra, os proibicionistas conservadores…

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

2 comentários em “Com a palavra os proibicionistas

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo