Alemanha e Brasil querem resolução da ONU sobre privacidade
Deu na Aljazeera:
Resolução da Assembleia Geral da ONU evidenciará revolta internacional contra espionagem dos EUA em outros países, segundo fontes diplomáticas.
Alemanha e Brasil estão trabalhando em uma resolução da Assembleia Geral da ONU que porá em destaque a revolta internacional contra a espionagem dos EUA em outros países.
A resolução não deverá mencionar os Estados Unidos, mas vai propor a ampliação de tratado multilateral da ONU, o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, para atividades na internet.
“Diplomatas alemães e brasileiros encontraram-se hoje com seus pares da Europa e América Latina para discutir um projeto de resolução”, disse diplomata da ONU envolvido nas negociações de sexta-feira, sob condição de anonimato. “O objetivo é enviar uma mensagem para aqueles que abusam do sistema”, acrescentou o diplomata.
Entre os principais países participantes da reunião estavam os enviados da França, Suécia, Noruega e Áustria. A Alemanha tem se irritado com as escutas clandestinas no celular da chanceler Angela Merkel pelos Serviço de Informações dos EUA.
A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, cancelou uma viagem para os EUA no mês passado sob a alegação de que a Agência de Segurança Nacional havia interceptado as comunicações de seu gabinete.