fbpx

A sociedade como um todo

Print Friendly, PDF & Email


ARTHUR CHAGAS DINIZ*

O presidente da Associação Nacional dos Terminais Portuários, Wilen Mantelli, antecipando-se à decretação de greve dos trabalhadores que operam os portos brasileiros, disse que há um processo democrático aberto para discutir a questão dos portuários. São eles os mais antigos sindicalistas do Brasil e tentam impedir que haja competição entre os portos.

O Brasil tem, sabidamente, um custo portuário por tonelada manejada superior a qualquer outro concorrente no mundo. A nossa eficiência portuária é tão baixa que os portos brasileiros acabam por tornar impraticável a exportação de produtos mais competitivos.

A greve, anunciam os sindicalistas, é para evitar a competição no Brasil. Evitar a competição é tudo que interessa à categoria portuária.

Para o Brasil como um todo, a greve só deve reforçar a decisão de ampliar o número de terminais operantes. Mesmo que isto afete os ganhos dos atuais monopolistas portuários.

* PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL  
Em tempo:
Governo e portuários fazem acordo, e greves são suspensas até dia 15

 

 FONTE DA IMAGEM: WIKIPÉDIA

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo