fbpx

A concorrência no mercado da igualdade

Print Friendly, PDF & Email

BERNARDO SANTORO*

Embora seja um assunto meio batido, achei muito interessante a declaração do Sen. Aloysio Ferreira, do PSDB/SP, no Globo de hoje: “Vamos mostrar que o PT não tem o monopólio da luta pela igualdade“. É isso que o PSDB pretende ser, um PT?

Em outras ocasiões já falamos sobre a luta política entre igualdade e liberdade, nos termos elaborados pelo filósofo Norberto Bobbio em seu livro “Direita e Esquerda”, e já até falei em outro momento que na verdade esses conceitos não são antagônicos, se corretamente compreendidos.

O problema é que o conceito apresentado pelo Senador é claramente o conceito de igualdade socialista, dado os exemplos por ele apresentados na reportagem. Por que alguém irá votar no PSDB se já existe o PT, e até mesmo o PSB, para defender essa bandeira da igualdade socialista?

O que precisamos é de alguém que defenda os conceitos liberais de justiça: liberdade individual, liberdade econômica, igualdade perante a lei e a “igualdade de autoridade”, que é a capacidade dos homens de dispor dos seus próprios corpos e da suas próprias propriedades privadas como bem quisessem.

Na própria reportagem do Globo, fala-se ainda que Edmar Bacha e Armínio Fraga vão fazer o programa econômico de governo do candidato Aécio. Já é um começo, visto que são economistas de altíssimo gabarito. Mas competência técnica da assessoria não é suficiente. A oposição precisa passar a vender valores distintos do atual governo: valores de liberdade.

*DIRETOR DO INSTITUTO LIBERAL

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo