fbpx

A bagagem intelectual

Print Friendly, PDF & Email

 ARTHUR CHAGAS DINIZ *

Dilma_in_Brasilia_ministra_da_casa_civilAlgum tempo antes de eleita Presidente da República, Dilma Rousseff foi obrigada pelas evidências a retirar de seu curriculum vitae um suposto doutorado que ela nunca tinha feito. A referida titulação estava inscrita no conhecido Curriculum Lattes.

Isto mostra duas evidências. A primeira, a de uma enorme vaidade, pronta a exacerbar sua dimensão intelectual. A segunda, a disposição de correr riscos com essa finalidade. Se não dispõe da titulação, a pretensão não diminui.

Respaldada pelo economista Guido Mantega, a Presidente quer enfrentar a crise marcada pelo insuficiente crescimento econômico aumentando impostos sobre produtos importados, buscando apoio na concorrência nacional e sua incompetência para competir. O benefício para o cidadão, em sua função como consumidor, é negativa. Aqueles que não conseguem – fora eventual dumping – competir com os produtos fabricados a milhares de quilômetros do consumidor brasileiro não podem justificar suas existências lastreados em indevida proteção.

Se mais a Presidente não faz é porque o Brasil tem compromissos através de acordos internacionais que não pode nem deve romper. Mas, com ou sem doutorado, medidas tópicas e paliativas (?) não vão salvar o País de um índice de crescimento do PIB abaixo de qualquer expectativa.

* PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

 

Fonte da imagem: Wikipédia 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo