fbpx

Objetivo é o rio ou a propriedade?

Print Friendly, PDF & Email
HUMBERTO ESTEVES MARQUES *

A MP, editada pela Presidente da República para suprir os vetos que ela fez ao Código Florestal, determina:

No caso de grande rio, a grande propriedade terá que reflorestar (perder para a atividade produtiva) uma faixa de até 100 metros na margem do rio. Se a terra for dividida e retalhada em pequenas propriedades, a faixa a ser replantada vai diminuindo com a redução do tamanho da fazenda e pode chegar a 5 metros. Portanto, no mesmo local, no mesmo rio, a faixa a ser perdida e replantada pode ser de 100 metros ou 5 metros, dependendo do tamanho da fazenda e não do tamanho do rio e das necessidades do rio. Ora, o objetivo é proteger o rio ou atacar a grande propriedade?

No caso de rio menor, prevalecerá também o mesmo critério esdrúxulo: o grande proprietário terá que replantar 30 metros e o pequeno proprietário, no mesmo local, no mesmo rio, terá que replantar somente 5 metros. De novo, o que define o reflorestamento obrigatório e o tamanho da área perdida (para a atividade produtiva) não é a largura ou a necessidade do rio, mas, sim, o tamanho da propriedade.

Fonte: O Globo, 26.05.12, p. 4:

Rios de até 10 metros  –  área a reflorestar

+ de 10 módulos >   30m

  4 a 10 módulos >   20m

  2 a   4 módulos >   15m

  1 a   2 módulos >     8m

     até 1 módulo >      5m

Rios com mais de 10 metros –  área a reflorestar

+ de 4 módulos >   de 30 a 100m

  2 a 4 módulos >   15m

  1 a 2 módulos >     8m

    até 1 módulo >     5m


* EMPRESÁRIO
Fonte da imagem: Wikipédia [Rio Pardo, Águas de Santa Barbara, SP]

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo