fbpx

Trigésimo quinto mês do NFL: Benjamin Constant

Print Friendly, PDF & Email

Instituto Liberal, o Instituto Liberal do Nordeste e a Sociedade Tocqueville, em parceria, utilizando as ferramentas que as redes sociais nos proporcionam, organizam reuniões virtuais, integralmente abertas ao público, para debater textos dos mais importantes autores nacionais e internacionais dentro do espectro liberal. O nome do projeto é “Núcleo de Formação Liberal” (NFL).

A intenção do projeto é que os debates e reflexões se concentrem o mais exclusivamente possível na obra dos autores, para qualificar a formação do pensamento de nossos ativistas e lideranças nos diversos setores da sociedade. Todas as reuniões são baseadas em trechos ou capítulos de obras, previamente divulgados. Um ou dois relatores se encarregam de fazer uma explanação a respeito dos trechos selecionados, seguida de um debate com apontamentos dos representantes dos institutos responsáveis pela iniciativa e a participação do público.

Depois de Friedrich Hayek, Joaquim Nabuco, Edmund Burke, Roberto Campos, Ludwig von Mises, José Guilherme Merquior e Thomas Sowell (ao longo de 2020), além de um encontro de revisão em janeiro, estudamos em 2021 Ayn Rand, Antonio Paim, Murray Rothbard, Ubiratan Borges de Macedo, José Ortega y Gasset, José Osvaldo de Meira Penna, John Stuart Mill, Tavares Bastos, Milton Friedman e Rui Barbosa. Em 2022, foram abordados John Locke, Visconde do Uruguai, Adam Smith, Frei Caneca, Alexis de Tocqueville, Miguel Reale, Henry David Thoreau, a presença do liberalismo na Independência do Brasil e Hans-Hermann Hoppe e Eugênio Gudin. Iniciando a quarta temporada em 2023, estudamos os livros “Evolução Histórica do Liberalismo” e “História do Liberalismo Brasileiro”, os temas “Constitucionalismo” e “Positivismo”, Carlos Lacerda, os Fundadores do Instituto Liberal e Frédéric Bastiat. Em setembro, estudamos o importante liberal franco-suíço Benjamin Constant de Rebecque (1767-1830).

29/09 – Diversos, mas principalmente o capítulo sobre o autor no livro O Liberalismo Francês – A tradição doutrinária e sua influência no Brasil (Ricardo Vélez Rodríguez) – 19h

O encontro reuniu Lucas Berlanza (Instituto Liberal) e Ricardo Vélez Rodríguez, que, sendo especialista no autor e tendo lançado obra recente sobre os liberais franceses de que consta uma ampla síntese da obra de Constant, se encarregou da relatoria.

Além de apresentar uma série de obras em que o espectador interessado se poderia aprofundar no pensamento de Benjamin Constant, o relator sintetizou a dedicação que o pensador teve na defesa da liberdade, ancorada em instituições monárquico-constitucionais adaptadas ao sistema representativo com inspiração britânica. Abordou sua crítica dura ao democratismo de Jean-Jacques Rousseau e à exploração que o filósofo genebrino fez do conceito de “vontade geral”.

Detalhando a vida de Constant, que poderia ser considerada como desregrada atualmente, a conversa dissertou sobre o conceito fundamental desse autor acerca da distinção entre a “liberdade dos antigos” e a “liberdade dos modernos”, o resgate que Raymond Aron fez de sua relevância intelectual e sua teoria dos poderes – que incluiria o poder real, inspirador do Poder Moderador na monarquia brasileira.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo