Quadragésimo sétimo mês do NFL: Winston Churchill
O Instituto Liberal, o Instituto Liberal do Nordeste, o Instituto Libercracia e a Sociedade Tocqueville, em parceria, utilizando as ferramentas que as redes sociais nos proporcionam, organizam reuniões virtuais, integralmente abertas ao público, para debater textos dos mais importantes autores nacionais e internacionais dentro do espectro liberal. O nome do projeto é “Núcleo de Formação Liberal” (NFL).
A intenção do projeto é que os debates e reflexões se concentrem o mais exclusivamente possível na obra dos autores, para qualificar a formação do pensamento de nossos ativistas e lideranças nos diversos setores da sociedade. Todas as reuniões são baseadas em trechos ou capítulos de obras, previamente divulgados. Um ou dois relatores se encarregam de fazer uma explanação a respeito dos trechos selecionados, seguida de um debate com apontamentos dos representantes dos institutos responsáveis pela iniciativa e a participação do público.
Depois de Friedrich Hayek, Joaquim Nabuco, Edmund Burke, Roberto Campos, Ludwig von Mises, José Guilherme Merquior e Thomas Sowell (ao longo de 2020), além de um encontro de revisão em janeiro, estudamos em 2021 Ayn Rand, Antonio Paim, Murray Rothbard, Ubiratan Borges de Macedo, José Ortega y Gasset, José Osvaldo de Meira Penna, John Stuart Mill, Tavares Bastos, Milton Friedman e Rui Barbosa. Em 2022, foram abordados John Locke, Visconde do Uruguai, Adam Smith, Frei Caneca, Alexis de Tocqueville, Miguel Reale, Henry David Thoreau, a presença do liberalismo na Independência do Brasil e Hans-Hermann Hoppe e Eugênio Gudin. Em 2023, estudamos os livros “Evolução Histórica do Liberalismo” e “História do Liberalismo Brasileiro”, os temas “Constitucionalismo” e “Positivismo”, Carlos Lacerda, os Fundadores do Instituto Liberal, Frédéric Bastiat, Benjamin Constant, Raymond Aron e Isaiah Berlin. Na temporada de 2024, estudamos o tema “História do autoritarismo no Brasil”, a Constituição brasileira de 1824, as distopias, Karl Marx, David Hume, Immanuel Kant e o tema “Socialismo Utópico”, Ricardo Vélez Rodríguez e Russell Kirk. O último tema da temporada, abordado neste mês de novembro, foi o estadista britânico Winston Churchill (1874-1965).
07/11 – Churchill e a Ciência Por Trás dos Discursos – 20h
O encontro reuniu Lucas Berlanza (Instituto Liberal), Josesito Padilha (Instituto Liberal do Nordeste) e Ricardo Sondermann, diretor da Churchill Society, que se encarregou da relatoria. Explorou-se uma apresentação biográfica do primeiro-ministro britânico que, enfrentando diversos desafios e questionamentos, se tornou a liderança mais notória, com seus discursos, à testa dos exércitos que lutaram na Segunda Guerra Mundial contra o totalitarismo nazista e fascista.
Tanto na apresentação quanto nos debates, enfatizaram-se temas como os deslocamentos de Churchill entre o Partido Conservador e o Liberal, suas falhas em termos de estratégia militar e de retorno ao padrão-ouro, as políticas de bem-estar social de inspiração bismarckiana que defendeu e as características de seus discursos que fizeram deles as maiores inspirações, em momentos decisivos daquela hora extrema da humanidade, para inspirar a população e os exércitos ao combate.
Encerrou-se com algumas reflexões sobre o papel da personalidade humana em grandes momentos da História, questionando-se o que seria o mundo hoje se não houvesse Winston Churchill.