fbpx

Frase do dia

Print Friendly, PDF & Email

[Liberdade] é o direito de submeter-se apenas às leis.  É o direito de não ser preso, detido, condenado nem maltratado de qualquer forma pela arbitrariedade de um ou mais indivíduos. É o direito de todos de expressar a sua opinião, escolher uma profissão e praticá-la, de dispor da sua propriedade ou mesmo abusar dela; poder ir e vir sem permissão e sem a necessidade de explicar seus motivos ou contabilizar seus empreendimentos. É o direito de todos de associar-se com outros indivíduos para discutir os seus interesses, para professar a religião que preferirem ou simplesmente para ocupar seus dias da maneira que seja mais compatível com suas inclinações ou caprichos…  Benjamim Constant

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

2 comentários em “Frase do dia

  • Avatar
    10/01/2015 em 9:43 am
    Permalink

    Sinceramente…

    “[Liberdade] é o direito de submeter-se apenas às leis”

    Tal frase é de uma estupidez atroz!!!

    Assim, se as le3is estipularem a servidão, teremos a liberdade de servir ao nosso dono. PQP!!!

    Isso faz coro com os defensores de Montesquieu, que o chama de democrata liberal. Como se Montesquieu tivesse algum apreço pela liberdade. Basta ler o “Espiriro das leis” e surgirá a figura do maníaco totalitario legalista. …Pô …o socialismo pode ser perfeitamente legalista! Qualquer tirania totalitária pode ser perfeitamente legal, ao menos em teoria, contudo jamais será legitima.

    Péssima frase!

    e mais essa tentativa de arrumar a bobagem:

    “É o direito de não ser preso, detido, condenado nem maltratado de qualquer forma pela arbitrariedade de um ou mais indivíduos.”

    Um ou mais indivíduos é a fonte das leis estabelecidas.
    São indivíduos que ARBITRAM as leis sem seguir qualquer principio de qualquer espécie.
    Ou seja, é arbitrariedade que produz as leis que determinam prender, deter, condenar, oprimir e até maltratar indivíduos.

    Perdoe, mas é a pior frase do dia que já vi.

    • João Luiz Mauad
      10/01/2015 em 4:28 pm
      Permalink

      Caro Pedro,

      Esta frase que você diz estúpida é a síntese do que, na cultura e no direito ocidental se convencionou chamar de “Império da Lei”. Trata-se da garantia de que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei. É a garantia maior contra a arbitrariedade, contra o abuso de poder. Não é outro o motivo por que existem, por exemplo, as constituições.

      Evidentemente, existem leis boas e ruins. A luta dos liberais é para que a constituição e as leis sigam, o mais fielmente possível, o código moral liberal. Neste caso, a lei teria a função exclusiva de garantir os direitos sagrados à vida, liberdade e propriedade.

      Não se iluda. Mesmo numa sociedade anarco-capitalista, um código legal – que garanta o Império da Lei – será sempre necessário.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo