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Valesca e a educação liberal

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PEDRO VITOR SOUZA

Da série de polêmicas quase inúteis que costumamos criar: a mais recente é o episódio em que um professor cita Valesca “Popozuda” de grande pensadora Brasileira. Vários “intelectuais” do país emitiram sua opinião a respeito, e a população geral logo demonstrou alguma indignação. Não os culpo, ora quem quer mandar seus filhos pra uma escola em que uma cantora popular é chamada de grande pensadora e recebe grande atenção? Imagine a reação de alguém, que leva todo dia seus filhos a uma escola pública, pensando que apesar de tudo, aquele é um local que acrescentará boas experiências a vida dele, porém percebe que na verdade ele está apenas perdendo o seu tempo, porque é isso o que é uma questão sobre “Beijinho no ombro”, uma total perda de tempo. Respeito o gosto de todos e não tenho nada contra a música da Valesca, mas tem hora e local pra tudo.

O fato é que apesar desse episódio parecer um caso isolado, ele nos alerta sobre algo: O que as pessoas andam aprendendo nas escolas públicas? E, digo por experiência própria e por relato de conhecidos, tratar cantores de funk como grandes pensadores contemporâneos é o que de menos nocivo acontece por ali. O lugar ao qual as mães e pais confiam grande parte da educação dos seus filhos é muitas vezes usado quase que exclusivamente para doutrinação ideológica. Não se surpreenda se ao abrir os cadernos de seus filhos, acharem textos tratando Marx de Gramsci como verdadeiros deuses, ou clarividentes. A Visão deles da sociedade é hegemônica nas escolas públicas, na maioria, é a única ensinada, e ensinada com um apelo muito forte, muitas vezes desde a educação primária.

As instituições escolares como um todo, principalmente as escolas públicas deveriam garantir um ambiente mais neutro possível. Algumas pessoas compreendem que não é assim que acontece. E porque não acontece? Ora, a vida nos ensina que não devemos esperar boas intenções do meio político de hoje. Os partidos atuais têm quase que como único objetivo manter-se no poder, e para quem quer se manter estável, inquestionável, e imponente, é demasiado interessante e conveniente uma doutrinação hegemônica nas escolas.

O que se conclui é que não devemos delegar ao estado a função de educar. Uma educação liberal é a solução mais racional, ao aparente problema. Veja, a privatização do sistema educacional, ou ao menos de parte dele, atacaria, sem dúvidas a verdadeira raiz do problema. Um meio educacional que não é gerido pelo estado, e consequentemente por políticos, tem maiores chances de sucesso e menores da tão temida doutrinação ideológica. Primeiramente é importante ressaltar que no sistema privado existe um contrato entre aquele que contrata o serviço e a escola, e dado que a escola deverá cumprir tudo o que está escrito no contrato previamente assinado pelos pais, pois, para um empresário, cujo principal interesse é o lucro não é proveitoso que seja processado, ou que perca o cliente pela quebra de contrato. Quando a educação é estatizada, não há nada que assegure a boa educação, tendo em vista que mesmo que o agente não contrate o serviço do estado, o mesmo será obrigado a pagar por ele através de impostos. Além do mais, as relações de mercado nos mostram que concorrência sempre gera eficiência.

Faço uma ressalva, a solução para os problemas de má gestão estatal a solução sempre, ou ao menos na maioria das vezes é privatizar o serviço e não trocar os políticos que o gerem. Porém, tais privatizações podem parecer distante do futuro brasileiro. Aqui o estado parece cada vez mais aumentar os maus serviços prestados a população, e por incrível que pareça, com o aval da maioria. Mas para todos que se preocupam com seus filhos, eu deixo a seguinte mensagem: Fiscalizem, certifiquem-se, procurem saber, reclamem, manifestem-se a respeito. Todo filósofo que teve seu papel na história é, logicamente, passível de estudo, porém tais estudos devem ser feitos da maneira mais imparcial possível, e de maneira alguma devem acontecer de forma hegemônica, afim de mostrar apenas uma linha de pensamento.

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