fbpx

Situação na Ucrânia: pura especulação?

Print Friendly, PDF & Email

Nos últimos dias, o Presidente Vladmir Putin começou a mostrar suas garras. Achávamos, com a queda do muro de Berlin, que a guerra fria havia acabado. Será? Começo a acreditar que isso foi apenas uma ilusão. Ao que me parece, os mísseis foram trocados por uma ferrenha guerra cultural. Aliás, não é segredo para ninguém que a Perestroika e a Glasnost de Mikhail Gorbachev desagradaram, fortemente, ao alto escalão da KBG.

Se isso for verdade – e não pura especulação –, o aparente fim da Guerra Fria foi uma escaramuça muito bem engendrada pela poderosíssima agencia de segurança que nunca deixou de operar. Vale lembrar que Vladmir Putin foi Diretor da KGB e certamente chegou à presidência com muito do que aprendeu por lá.

Pois bem. Recordo-me, que, na época da Guerra Fria, o embate entre EUA e URSS era claro e evidente. Todos, nessa época, tinham uma visão mais definida de direita e esquerda. Após a Perestroika e a Glasnost, o mundo passou a declarar – a plenos pulmões – que o socialismo havia acabado. Qualquer um que ousasse falar o contrário era tratado como paranoico.

Como estamos em tempos de Oscar, aproveito para fazer uma referência cinematográfica. Em “Os Suspeitos” o personagem de Kevin Spacey afirma que “o maior truque do diabo foi fazer com que todos acreditassem que ele não existia”. A situação atual me faz refletir sobre essa questão.

Sem qualquer pretensão de ser dono da verdade, proponho a seguinte leitura do estado das coisas: o socialismo e a esquerda mudaram, temporariamente, o campo de batalha. Fingiram-se de mortos, defenderam o capitalismo, e, com isso, iludiram o mundo. Enquanto isso; venciam a Guerra Cultural. Hoje, não há mais necessidade de se esconder. O ataque premente à Ucrânia pode ser o indicativo de a Rússia retorna poderosa e atuante como um dos principais “players” da geopolítica global.

Antes disso, porém, o Presidente Vladmir Putin tem de recriar a URSS. A derrubada dos Czares, substituídos pelos Bolcheviques, levou ao assassinato de mais de 50.000.000 de pessoas. Esse banho de sangue pode se repetir. Lembre-se, por fim, que a grande fome da Ucrânia (1932-1933) foi um dos maiores genocídios do século XX, obra do Camarada Stalin. Espero, sinceramente, que minhas ideias não passem de besteiras, ou, como sugeri no título, pura especulação… 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Leonardo Correa

Leonardo Correa

Advogado e LLM pela University of Pennsylvania, articulista no Instituto Liberal.

Um comentário em “Situação na Ucrânia: pura especulação?

  • Avatar
    13/03/2014 em 3:14 pm
    Permalink

    Olhar a situação da Ucrânia e lembrar do ocorrido na Geórgia há uns anos começa a delinear um padrão bem preocupante da atuação russa no contexto geopolítico.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo