fbpx

Sindicato do atraso

Print Friendly, PDF & Email

RODRIGO CONSTANTINO *

Quando você pensa que o PT é o que há de pior por aí, você é forçado a lembrar de seu braço sindical, ou ex-braço sindical. A bandeira dos sindicatos brasileiros é a mais atrasada possível, populista, demagógica, totalmente esquerdista. O que nossos sindicalistas jamais conheceram foi uma invenção chamada calculadora. Para eles, os recursos são infindáveis e caem do céu.

Paulinho, da Força Sindical e que tenta criar o Partido Solidariedade, ameaçou puxar o “Fora Dilma” nas manifestações marcadas para esta quinta, caso o PT tente se infiltrar nela e capturar as massas para o apoio ao plebiscito. Ele chamou a estratégia petista de “malandragem”, e é mesmo! O PT é malandro, ou se acha muito malandro. Não seria nada mal ver os trabalhadores todos gritando “Fora Dilma” na quinta. Mas…

Resta saber o que eles pretendem colocar no lugar. E aí é que mora o enorme perigo. Paulinho explicou quais as demandas do movimento sindical: “Nossa manifestação é pela redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário, reajuste para os aposentados e mais investimentos em saúde e educação”. Não poderia existir uma agenda mais irresponsável…

Redução da jornada de trabalho, na marra, produz apenas informalidade. A França do socialista Jospin foi por esse caminho e colheu péssimos resultados. O fim do fator previdenciário representa apenas jogar mais lenha na fogueira, uma vez que as contas da Previdência Social já são explosivas e insustentáveis. Reajustar aposentados significa expandir ainda mais os rombos das contas públicas. E o problema da saúde e da educação, definitivamente, não é falta de recursos públicos, mas sim péssima gestão, modelo equivocado, corrupção etc.

O “Fora Dilma” também pode representar o “Volta Lula”, como fica claro na reportagem: Além de cartazes com “Fora Dilma”, o presidente da Força Sindical disse que não se surpreenderá com faixas pedindo “Volta Lula”. Embora o PT tenha baixado ordem para abafar esse coro, há no partido quem continue pregando a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no ano que vem, em substituição a Dilma.

O discurso de Paulinho nos lembra que nem sempre criticar as bandeiras erradas (plebiscito, por exemplo) significa defender as alternativas certas. Triste o país que tem Paulinho da Força e PT disputando território político. É o retrato do nosso atraso.

* PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo