fbpx

República sindicalista?

Print Friendly, PDF & Email

 ARTHUR CHAGAS DINIZ*

A presidente Dilma, além do problema básico de repartição entre o PT e os partidos aliados de ministérios, agências reguladoras e primeiro e segundo escalão de estatais, vai ter que, simultaneamente, enfrentar as demandas sindicalistas. **

Centrais Sindicais - BrasíliaOs donatários das principais Centrais – Força Sindical e CUT – beneficiados por dotações orçamentárias equivalentes a 10% do imposto sindical (um dia de trabalho), sem prestação de contas a qualquer órgão disciplinador de gastos, insistem agora em um salário mínimo de R$580 (+/- US$350) e a correção integral das aposentadorias no mesmo percentual.

Nós, que estamos enfrentando dificuldades enormes em exportar algo além de commodities, corremos o risco de um déficit orçamentário e de comércio exterior, o que obrigaria ainda o governo a ser mais “criativo” para a tentativa de realização de um impossível superávit primário.

Ora, é invisível um aumento real de salário mínimo sem um correspondente aumento de produtividade que não cause um enorme impacto inflacionário. A presidente Dilma sabe disto tudo, mas os “donos” das Centrais têm lógica diferente. E Dilma ainda terá que enfrentar, como é sabido, um Congresso (ex PT) onde os aliados vão transformar o valor do novo salário mínimo em arma de barganha por novos cargos.

Acho ainda mais barato entregar os cargos aos políticos, mesmo que corruptos.

* PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

** Ref.: ‘Governo admite corrigir tabela do Imposto de Renda’. Estadão.com.br

Prêmio DSJ 2011Prêmio Donald Stewart Jr. 2011:

Concorrente: Acompanhe o noticiário para enriquecer sua monografia. Sugestão de leitura:

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo