República sindicalista?

 ARTHUR CHAGAS DINIZ* A presidente Dilma, além do problema básico de repartição entre o PT e os partidos aliados de ministérios, agências reguladoras e primeiro e segundo escalão de estatais, vai ter que, simultaneamente, enfrentar as demandas sindicalistas. ** Os donatários das principais Centrais – Força Sindical e CUT – beneficiados por dotações orçamentárias equivalentes […]

 ARTHUR CHAGAS DINIZ*

A presidente Dilma, além do problema básico de repartição entre o PT e os partidos aliados de ministérios, agências reguladoras e primeiro e segundo escalão de estatais, vai ter que, simultaneamente, enfrentar as demandas sindicalistas. **

Centrais Sindicais - BrasíliaOs donatários das principais Centrais – Força Sindical e CUT – beneficiados por dotações orçamentárias equivalentes a 10% do imposto sindical (um dia de trabalho), sem prestação de contas a qualquer órgão disciplinador de gastos, insistem agora em um salário mínimo de R$580 (+/- US$350) e a correção integral das aposentadorias no mesmo percentual.

Leia também:  Eleições 2018: Michel Temer será candidato?

Nós, que estamos enfrentando dificuldades enormes em exportar algo além de commodities, corremos o risco de um déficit orçamentário e de comércio exterior, o que obrigaria ainda o governo a ser mais “criativo” para a tentativa de realização de um impossível superávit primário.

Ora, é invisível um aumento real de salário mínimo sem um correspondente aumento de produtividade que não cause um enorme impacto inflacionário. A presidente Dilma sabe disto tudo, mas os “donos” das Centrais têm lógica diferente. E Dilma ainda terá que enfrentar, como é sabido, um Congresso (ex PT) onde os aliados vão transformar o valor do novo salário mínimo em arma de barganha por novos cargos.

Leia também:  Se Lula for preso será o novo Nelson Mandela ou Fernandinho Beira-Mar?

Acho ainda mais barato entregar os cargos aos políticos, mesmo que corruptos.

* PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

** Ref.: ‘Governo admite corrigir tabela do Imposto de Renda’. Estadão.com.br

Prêmio DSJ 2011Prêmio Donald Stewart Jr. 2011:

Concorrente: Acompanhe o noticiário para enriquecer sua monografia. Sugestão de leitura:

Gostou do texto? Ajude o Instituto Liberal no Patreon!
Leia também:  2017 foi um ano de mais vitórias que derrotas para a liberdade