fbpx

A previdência dos servidores públicos

 

ARTHUR CHAGAS DINIZ *

moedas 3Com a ideia central de aliviar o Estado, em seus diferentes estamentos, em nível federal, estadual e municipal, entes públicos foram autorizados à criação dos fundos de pensão para atender aos respectivos servidores públicos.

A rotina tem sido a de, além de sua contribuição estatutária, o governo, em suas diferentes instâncias, complementar a aposentadoria e pensão futura dos empregados.

A administração destes fundos é extremamente disputada e, não raro, seus gestores realizam ganhos patrimoniais bem acima do que seria esperado em função de suas remunerações.

A administração dos fundos de pensão estatais e paraestatais deveria ser objeto de fiscalização acirrada e permanente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Muita gente já ficou rica com isto em detrimento do rendimento do fundo que administra.

* VICE-PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL
FONTE DA IMAGEM:  WIKIPÉDIA
Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.