fbpx

O que é censura?

Print Friendly, PDF & Email

É toda ação estatal que visa a impedir, através do uso da coerção, intimidação ou premiação, o exercício da liberdade de expressão.

Liberdade de expressão é o direito moral que todo indivíduo tem para expor ideias, informação, conhecimento, criação artística ou qualquer outro produto da própria mente que venha a ser materializado e que não se caracteriza como ato violento, seja este pelo uso da força ou de fraude.

Lembro que liberdade de expressão inclui: não ouvir, não concordar, não dar espaço, não apoiar ou não financiar aqueles dos quais discordamos.

Algumas formas de censura:

1. Leis proibindo ou obrigando a publicação, no todo ou em partes, de notícias ou matérias opinativas em meios de comunicação, redes sociais, livros, revistas ou qualquer outra forma de comunicação pública ou privada.

2. Controle da educação através da compulsoriedade ou impedimento. Restrições ao homeschooling, currículos, testagem e certificação estatal.

3. Gasto com propaganda, publicidade, apoios variados à atividade jornalística, artística, científica e empresarial, seja através de subsídios ou reservas de mercado.

4. Sistema eleitoral manietado para a manutenção dos grupos que controlam o estado, afastando os representantes dos representados.

5. Regulação e taxação da atividade produtiva que impede os indivíduos de empreenderem e desfrutarem do resultado do seu esforço mental e físico.

Tudo isso é censura. E, contra tudo isso, é preciso dizer: censura, não!

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo