fbpx

Não se culpe por querer satisfazer o próprio interesse

Print Friendly, PDF & Email

Manipula-se como se quiser aquele em cuja mente incutirmos um princípio moral que pode levá-lo a experimentar culpa.

Quando for um pecado saciar a própria vontade, mesmo que isso não implique em agir em detrimento de ninguém, a própria vida fará com que aquele ser se sinta culpado de viver.

Quando nossa culpa vem daquilo que fazemos para nos manter vivos e felizes, independentemente do que fazemos para os outros, estamos perante uma ideologia dogmática desumana.

O ser humano é um animal racional que dependente da própria mente e do próprio corpo para enfrentar os desafios da própria existência.

Quando agir em nome do auto interesse é algo moralmente condenado, não resta outra coisa que não seja a própria morte, sem falar é claro na desobediência bela e moral.

Mas porque deveríamos morrer para nos eximirmos da culpa pela vontade de viver? É contraditório. Como não há contradições, precisamos entender essa que apareceu.

O objetivo da nossa vida é nos mantermos vivos, não faz sentido sermos contemplados com a vida para morrermos em seguida.

Morte é o estado de não-existência. Não faz sentido para não existirmos existir. Se nosso objetivo como indivíduos é a inexistência, então deveríamos ter assim permanecido, inexistentes, desde sempre.

O significado da vida cada um escolhe, o propósito da vida, é viver a melhor vida que for possível.

Não se culpe por querer satisfazer o próprio interesse, você não pode ser culpado por querer existir e poder ser feliz.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo