fbpx

Como não ceder à corrupção na política?

Print Friendly, PDF & Email

Já escrevi isso antes com outras palavras mas agora que temos liberais na política, não custa repetir de tempos em tempos.

Lord Acton dizia que o poder corrompe e que o poder absoluto corrompe absolutamente. Entendo que ele não estava se referindo à venalidade. Essa que vemos no Brasil, onde há um mercado de políticos que se compra e se vende como se compra e se vende bananas na feira.

Acredito que ele, Lord Acton, se referia à falta de integridade dos políticos que acabam por abrir mão de seus princípios para conquistar mais poder.

Muitos desses políticos, mesmo os que se dizem liberais, com a ânsia de querer modificar o mundo, acabam por querer regular a vida alheia e taxar rendas e o consumo.

Esquecem inadvertidamente, ou abandonam deliberadamente (o que é mais provável) suas convicções com relação à inalienabilidade dos direitos individuais. Direitos esses que tornam-se as primeiras vítimas desses políticos vira-casaca que um dia se disseram liberais.

Deve-se a esses traidores de causas ser Lord Acton ainda tão atual e tão cheio de razão.

Você aí que resolveu se envolver com a política e, para ficar na crista da onda, com todo o poder que a política pode lhe proporcionar resolveu ceder um pouquinho aqui um pouquinho ali, lembre-se que essa é a ciência ou a arte de se levar uma determinada ética para guiar as relações individuais num contexto social.

Se depois de entrar no circo da política você começar a ceder seus princípios e trair sua ética, você se tornará igual àqueles que um dia imaginou poder combater.

Quando você se der conta disso, ao olhar para trás tentando buscar o apoio dos que lhe deram um voto de confiança, não se surpreenda de ver que quem o aplaude são os que antes o vaiavam e aplaudiam os seus adversários.

Aqueles que lhe colocaram lá, provavelmente não o reconhecerão e o confundirão com seus novos aliados, aqueles que antes serviam para você de referência quando dizia, é contra eles que eu luto, é isso que eu jamais quero ser.

Manter-se incorruptível não depende nem das circunstâncias nem do que os outros pensam a seu respeito. Manter-se incorruptível depende exclusivamente da força de seu caráter e da consistência das suas convicções.

Força de caráter e consistência das convicções não se encontra na feira, nem no ambiente em que estamos inseridos. Isso é forjado com o tempo no fundo da alma e dentro da mente.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo