fbpx

Para bom entendedor…

Print Friendly, PDF & Email
ARTHUR CHAGAS DINIZ *
Índios: homologação de terras 2007, 19 de maio

O conflito envolvendo a demarcação de terras indígenas, vez por outra, vem parar no noticiário nacional. A presidente Rousseff, segundo o ministro Gilberto Carvalho, teria considerado um erro da Polícia cumprir uma ordem judicial de reintegração de posse da área invadida.

Ora, a posição presidencial é, rigorosamente, subversiva sob o ponto de vista institucional. Se a Polícia não executar mandatos da Justiça e passar de instância executiva a julgadora, teríamos um perigoso precedente criado.

Existe um conflito latente entre fazendeiros e indígenas. Existe igualmente um conflito latente entre o Poder Executivo e o Judiciário. Não é admissível, no entanto, que a Presidente faça prevalecer seu ponto de vista pessoal (ou eleitoral) em detrimento de decisão judicial.

Em entrevista, logo após o encerramento de um Fórum sobre mudanças climáticas, a Presidente ressaltou que prefere processos negociais a decisões judiciais.

* PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

 

FONTE DA IMAGEM: WIKIPÉDIA
LINKS ATRIBUÍDOS PELA EDITORIA

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo