fbpx

O país da inovação

Print Friendly, PDF & Email

 ARTHUR CHAGAS DINIZ*

Pelo menos no campo ortográfico, o País, por determinação de sua Presidente(a) está apresentando inovações. Assim, as diferentes profissões estão passando a usar o “a” em lugar do “e“, como são os casos de “presidente”, “superintendente”, “agente”. Consta que os homens vão reagir com a inclusão dos odontologistas, neurologistas e oftalmologistas, que vão querer ser tratados com o “o” no lugar do “a“. Isto é pouco importante para mim e acredito que para quase toda a população.

O que preocupa, no entanto, é a prioridade que Dilma vem dando ao consumo interno, enquanto a inadimplência cresce. Ao invés de reduzir a brutal e regressiva carga de impostos que permitiria comprar à vista, Ela só pensa em aumentar o endividamento dos cidadãos estimulando, consequentemente, a inadimplência. O crescimento do País não é, necessariamente, sustentado pelo consumo interno. Se formos competitivos, vamos exportar mais produtos manufaturados e criar uma poupança interna.

Mais do que consumir, é preciso construir. Construção se faz com poupança. Não há, no entanto, como exportar mais com a crescente queda da produtividade no País.

Em vez de “tentar” substituir o mercado e introduzir novos modelos para velhas palavras, Dilma bem poderia se concentrar na carência de investimentos na infraestrutura. Já que sabe que o investidor privado é mais eficiente do que o Estado, deveria começar a reduzir o seu custeio e transferir responsabilidade aos investidores privados (não dá para ser privadas).

 

* PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

N.E.: Veja também

Liderados por Maggi, senadores apelam por investimentos em infraestrutura.
fonte da imagem: Wikipédia

 

As opiniões emitidas na Série PONTO DE VISTA são de responsabilidade exclusiva do signatário, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Instituto Liberal.

O conteúdo do artigo pode ser reproduzido uma vez citada a fonte.

 INSTITUTO LIBERAL

www.institutoliberal.org.br

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo