fbpx

O impeachment de Lugo: fórmula paraguaia merece ser estudada

Print Friendly, PDF & Email
HUMBERTO ESTEVES MARQUES*

O Paraguai inovou e inventou a solução parlamentarista aplicada no sistema presidencialista. É isso que está na constituição deles.

Talvez a maior vantagem do sistema parlamentarista seja dar saída legal e política para os grandes impasses nacionais que no presidencialismo acabam em crises e golpes.

Será que o Paraguai não descobriu a fórmula contra o mal maior do presidencialismo que é a sua dificuldade de resolver grandes impasses políticos?

A solução parlamentarista paraguaia merece ser levada a sério e estudada, claro que com ritos cautelosos e salvaguardas como, entre outras: prazos para a defesa, votação nominal e quorum elevado.  Cientistas politicos brasileiros precisam ser convocados a se manifestar.

* EMPRESÁRIO

 

N.E.:

Entenda a crise política no Paraguai

Collor considera legal o impeachment de Lugo e pede moderação ao Itamaraty

Quem é Federico Franco

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo