fbpx

Mais valia e trabalhadores cubanos no Brasil

Print Friendly, PDF & Email

LUIZ ZOTTMANN*

Para Karl Marx, a MAIS VALIA era o símbolo da ganância dos capitalistas desalmados e a razão básica da decadência e do fim inexorável do capitalismo.

Mas o que era a MAIS VALIA? Para ele, era o sobrepreço que os empresários gananciosos impunham aos produtos por sobre os salários pagos aos trabalhadores por eles explorados (ou escravizados). Era um novo nome para o lucro. Só que carregado de conotações pejorativas. Em outras palavras, era a exploração do homem pelo homem.

Pois o Governo Dilma (do PT), por sugestão do Ministro da Saúde (do PT) e com todo apoio e louvor do Ex-Presidente Lula (o símbolo do PT), acaba de contratar com o Governo de Cuba a vinda de  milhares de médicos cubanos  para atuar nas áreas em que há falta desses profissionais no Brasil. E por tais serviços, pagaria àquele  Governo, através da Organização Pan-Americana,  algo como R$ 10.000,00 mensais por médico. Só que, por trabalharem no Brasil  esses profissionais, em adição aos salários que recebem em Cuba ( estimados em R$ 1.433,00 ) teriam direito ainda a apenas uma parcela da importância que o Governo do Brasil, pagará a Cuba.  Algo como 40 a 50 % do total.    Não é uma diferença pequena. É uma MAIS VALIA que parece ser de mais de  100 % dos salários de cada médico cubano no Brasil.  

O que temos, portanto, é um Governo do Partido dos Trabalhadores, em um dos mais socialistas dos países capitalistas, pagando a mais valia a um Governo comunista, por serviços em um setor no qual aquele Partido diz abominar lucros. Saúde, para o PT, não seria mercadoria.  Lucros, não valem.  Mas……………. MAIS VALIA, sim.

Quem diria!

*ECONOMISTA, DOUTOR PELA COLUMBIA UNIVERSITY/NY

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo