Mais valia e trabalhadores cubanos no Brasil
LUIZ ZOTTMANN*
Para Karl Marx, a MAIS VALIA era o símbolo da ganância dos capitalistas desalmados e a razão básica da decadência e do fim inexorável do capitalismo.
Mas o que era a MAIS VALIA? Para ele, era o sobrepreço que os empresários gananciosos impunham aos produtos por sobre os salários pagos aos trabalhadores por eles explorados (ou escravizados). Era um novo nome para o lucro. Só que carregado de conotações pejorativas. Em outras palavras, era a exploração do homem pelo homem.
Pois o Governo Dilma (do PT), por sugestão do Ministro da Saúde (do PT) e com todo apoio e louvor do Ex-Presidente Lula (o símbolo do PT), acaba de contratar com o Governo de Cuba a vinda de milhares de médicos cubanos para atuar nas áreas em que há falta desses profissionais no Brasil. E por tais serviços, pagaria àquele Governo, através da Organização Pan-Americana, algo como R$ 10.000,00 mensais por médico. Só que, por trabalharem no Brasil esses profissionais, em adição aos salários que recebem em Cuba ( estimados em R$ 1.433,00 ) teriam direito ainda a apenas uma parcela da importância que o Governo do Brasil, pagará a Cuba. Algo como 40 a 50 % do total. Não é uma diferença pequena. É uma MAIS VALIA que parece ser de mais de 100 % dos salários de cada médico cubano no Brasil.
O que temos, portanto, é um Governo do Partido dos Trabalhadores, em um dos mais socialistas dos países capitalistas, pagando a mais valia a um Governo comunista, por serviços em um setor no qual aquele Partido diz abominar lucros. Saúde, para o PT, não seria mercadoria. Lucros, não valem. Mas……………. MAIS VALIA, sim.
Quem diria!
*ECONOMISTA, DOUTOR PELA COLUMBIA UNIVERSITY/NY