fbpx

Lançamento: ‘Editoriais – Og Leme’

Print Friendly, PDF & Email


LIGIA FILGUEIRAS *

O Instituto Liberal está lançando o livro Editoriais – Og Leme, uma coletânea de editoriais publicados no IL Notícias no período 1991 – 1997. A organização do livro é de Arthur Chagas Diniz, presidente do Instituto Liberal.

O IL Notícias era um boletim mensal impresso pelo Instituto, produzido por Og Leme. Reunia os principais fatos e ideias correntes no Brasil e no mundo – com uma análise do ponto de vista liberal. Ele “pinçava” na mídia desde as manchetes até as notas menos importantes que revelavam onde a liberdade individual era desrespeitada de forma flagrante. Destacava o excesso de regulamentação, a pesada carga tributária suportada pelos contribuintes (os “pagadores de impostos”, na linguagem americana) e a concentração de poder no Brasil.

Entre as diversas sessões do boletim, os Editoriais escritos por Og Leme opunham-se, em estilo, a sessões como “Acredite se quiser” onde o humor sarcástico era a nota principal. Aqui, Og Leme destacava uma notícia e comentava, com poucas palavras, os absurdos antiliberais nela contidos. Um exemplo: o trecho da regulamentação sobre a fabricação de queijos suíços no Brasil em que há uma norma determinando o diâmetro mínimo do buraco do queijo para ser considerado “suíço”…

Os Editoriais eram a parte séria, mas nem por isso pesada. Eram escritos com a mesma clareza de ideias e didatismo que caracterizavam Og Leme, seja no texto escrito, seja nas conferências ou conversas informais com estudantes.

Neles a doutrina liberal era “apresentada” a uma nação que não teve a oportunidade de vivenciar as vantagens de uma ordem liberal como tiveram – para seu êxito e felicidade – alguns países, em especial, os Estados Unidos.

O prefácio é de Roberto Fendt, vice-presidente licenciado do Instituto Liberal.

Na quarta capa, alguns trechos que selecionei dos Editoriais de Og para o livro, entre eles:

O ser humano é ao mesmo tempo anjo e demônio, conforme dizia Frank Knight, professor de Buchanan. Quando alguém passa a deter algum poder público começa a sofrer a síndrome de Lord Acton, de acordo com o qual “o poder corrompe”, ocasião em que o demônio se impõe ao anjo… e se abre às negociações.

in JAMES M. BUCHANAN – IL NOTÍCIAS Nº 22 – Setembro 1993

O camelô dribla impostos e regulamentos. […] Que fazem o corrupto e o corruptor? Procuram burlar impostos e regulamentos.

in CORRUPÇÃO E ECONOMIA INFORMAL – IL NOTÍCIAS Nº 43 – Junho 1995

… nosso país constitui verdadeiro prato feito para a corrupção: enorme concentração de poderes nas mãos do setor público, elevada carga fiscal, abrangente e complexa regulamentação da vida econômica e… impunidade.

in CORRUPÇÃO – IL NOTÍCIAS Nº 49 – Dezembro 1995

O problema se reduz então, ao seguinte: o Presidente deveria manifestar sua indignação diante de um espelho, e não diante de microfones e câmaras de televisão…

in JUROS ESCORCHANTES – IL NOTÍCIAS Nº 55 – Junho 1996

O livro pode ser adquirido pelo site do Instituto Liberal. Veja em Lançamentos.

* EDITORA DO IL

 

Imagem: capa do livro
Capa e Editoração: CLAUDIO DUQUE. 200 p.

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo