fbpx

Homenagem a Milton Friedman

Print Friendly, PDF & Email

Milton Friedman (1912-2006), ícone da Escola de Chicago, inspirou reformas econômicas no Chile e o ciclo de ascensão de políticas privatizantes entre os anos 80 e 90 de que fez parte o “reaganismo”, bem como participou da formação teórica de diversos economistas brasileiros.

Nascido em 31 de julho, ele se juntou a lideranças como Friedrich Hayek, representante da Escola Austríaca, na promoção comum de teses relativas à liberdade econômica. Enxergou em Hayek, apesar das discordâncias, um campeão da liberdade.

Associado pelos críticos à ditadura chilena de Augusto Pinochet, em que trabalharam alguns de seus pupilos, Friedman disse que o Chile tinha um regime militar “disposto a trocar a organização da economia de um sistema centralizado por um sistema descentralizado”, o que, a seu ver, foi um milagre. “Não fui um conselheiro de Pinochet – eu não fui um conselheiro do governo chileno, mas estou mais do que disposto a tomar parte dos créditos pelo trabalho teste extraordinário conduzido pelos nossos estudantes lá”, declarou.

Entre as qualidades da economia de mercado, Friedman ressaltava a seguinte: “A grande virtude do livre mercado é que ele não liga para a etnia das pessoas, ele não liga para qual religião elas fazem parte, ele só liga para se elas podem criar algo que você quer comprar. Esse é o sistema mais eficiente que já descobrimos, que permite que pessoas que se odeiem negociem para ajudar umas as outras.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor, co-autor e/ou organizador de 10 livros.

Pular para o conteúdo