Há algo de podre no Reino da América
JOÃO LUIZ MAUAD *
Para quem não sabe, Lavabit é o nome de um serviço de e-mails criptografado, utilizado, entre outros, por Edward Snowden, o atual inimigo número um do governo de sua majestade, digo, do governo Obama. Pois bem, de uma hora para outra, sem mais nem menos, o Lavabit se viu obrigado a encerrar suas atividades. E o fez com a seguinte mensagem aos usuários:
Meus Caros usuários,
Eu fui forçado a tomar uma difícil decisão: tornar-me cúmplice de crimes contra o povo americano ou largar quase dez anos de trabalho duro, fechando o Lavabit. Após exame de consciência significativo, decidi suspender as operações. Eu gostaria de poder legalmente compartilhar com vocês os acontecimentos que levaram à minha decisão. Eu não posso. Eu sinto que vocês merecem saber o que está acontecendo – a primeira emenda é supostamente para me garantir a liberdade de falar em situações como esta. Infelizmente, o Congresso aprovou leis que dizem o contrário. Na situação atual, não posso partilhar as minhas experiências ao longo das últimas seis semanas, apesar de eu ter feito duas vezes os requerimentos apropriados.
O que vai acontecer agora? Nós já começamos a preparar a papelada necessária para continuar a lutar pela Constituição, perante a Quarta Corte de Apelações. Uma decisão favorável me permitirá ressuscitar o Lavabit como uma empresa americana.
Essa experiência me ensinou uma lição muito importante: a menos que haja uma ação do Congresso ou uma forte decisão judicial [que reverta o quadro atual], eu recomendo _de maneira incisiva_ que ninguém confie seus dados privados a uma empresa com os laços físicos nos Estados Unidos.
Atenciosamente,
Ladar Levison
Proprietário e operador, Lavabit LLC
Parece coisa de Estado Policial. E é! Outro fornecedor de serviços de e-mails criptografados – Silente Mail – também fechou as portas hoje. Os encerramentos do Lavabit e do Silent Mail refletem a preocupação desses provedores em relação às ordens do governo para acesso aos dados dos clientes no âmbito da Lei de Vigilância de Inteligência Externa dos EUA.
E ainda há quem acredite que o bandido dessa historia é Edward Snowden. Lamentável!
* ADMINISTRADOR DE EMPRESAS