fbpx

De liberdade-zero à liberdade econômica

Print Friendly, PDF & Email

 A EXPERIÊNCIA EM CURSO NO LESTE EUROPEU

FRASER INSTITUTE *

A reunião anual da Rede Liberdade Econômica no Mundo, que produz o Índice de Liberdade Econômica, vai ser este ano em Tbilisi, na Geórgia, de 6 a 9 de outubro. A reunião, promovida pelo Fraser Institute, conta este ano com a parceria da Escola da Nova Economia, da Geórgia, onde serão realizados os encontros.

Tbilisi, Georgia

De acordo com Bob Lawson, membro da Sociedade do Mont Pèlerin, que se tornou fã ardoroso do país e da cidade, a Geórgia é o país mais interessante do mundo.  

“Culturalmente, a Geórgia é um país europeu, mas geograficamente é asiático. A língua é singular e não tem nada de indo-europeia. (A palavra ‘mama’ na realidade significa pai.)

Os georgianos tornaram-se cristãos antes dos romanos. Foi um país controlado pelo Tzar por mais de 100 anos antes de se tornar uma República Soviética.

Os Georgianos fazem o melhor vinho e sua cozinha é conhecida em todo o império russo/soviético. Os georgianos elevaram o ato de brindar a uma arte refinada, e a tradicional festa, chamada de supra, é algo a ser contemplado.”

Talvez tenha sido a Geórgia o primeiro lugar do mundo a produzir vinho. “Algumas pessoas até pensam que a palavra vinho vem do georgiano ghvino (ღვინო)”, segundo umas das anfitriãs da reunião anual, Gia Janderi, vice-presidente da Escola da Nova Economia. “Ainda produzimos muitos vinhos em ânforas. E agora estamos exportando ânforas para a Itália e para a França onde querem uma volta a essa tecnologia.”

Segundo Gia, a verdadeira divisão na Europa é entre países bebedores de vinho e os de cerveja.

Tema da conferência

A conferência de 2013 terá como foco o sucesso e os desafios da transição para a liberdade econômica na antiga área soviética, particularmente no Cáucaso e no sudoeste asiático.

 

[N.E.: veja o Índice de Liberdade Econômica de 2012]

*RESPONSÁVEL PELO ÍNDICE DE LIBERDADE ECONÔMICA DO MUNDO

 

TRADUÇÃO, EDIÇÃO: LIGIA FILGUEIRAS

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo