fbpx

Entrevista para a Fundación Atlas, da Argentina

Print Friendly, PDF & Email

Como diretor-presidente do Instituto Liberal, concedi uma entrevista nesta segunda-feira (12) via Instagram para a Fundación Atlas, da Argentina, representada pelo seu diretor Martín Simonetta, sobre o liberalismo e o cenário político no Brasil. A entrevista é mais um capítulo de nosso propósito de estreitar laços com as instituições parceiras no continente americano.

A primeira questão de Simonetta abordou as atividades do Instituto Liberal. Reforcei a história da instituição, em curso desde a iniciativa pioneira de Donald Stewart Jr. em 1983. Questionado sobre a situação da liberdade no Brasil, fiz referência ao problema do patrimonialismo em nossa cultura política, ainda tão presente em nossa realidade e tão prejudicial ao enraizamento de conceitos como o da impessoalidade da lei, fundamental ao liberalismo.

Contudo, não se deixou de enfatizar a importância e os valores da tradição liberal brasileira. Entre os problemas enfrentados hoje no Brasil, destaquei o conjunto de empecilhos produzidos pelo chamado “custo Brasil”, englobando todos os tipos de restrições ao mercado e burocracias excessivas; o ativismo judicial e a insegurança jurídica, marcando presença no Supremo Tribunal Federal; e o protagonismo dos populismos na arena política.  Ao mesmo tempo, por outro lado, ressaltei a emergência de novas lideranças liberais em diferentes esferas de atuação como um fenômeno promissor.

A respeito do cenário econômico, apresentei dados quanto ao desemprego significativo, o tombo do PIB que retirou o Brasil do ranking das dez maiores economias do mundo e a inflação em alta sucessivamente ao longo dos últimos anos, bem como os efeitos complicadores da recessão dos governos lulopetistas e da pandemia do coronavírus. Também mencionei o grande problema fiscal, com a ausência de importantes reformas liberais e a crise referente ao Orçamento de 2021.

As plataformas políticas de Jair Bolsonaro e de Luiz Inácio Lula da Silva, bem como o futuro político e as eleições de 2022, também foram temas de interesse do instituto argentino. Confira a entrevista na íntegra, reproduzida no Youtube:

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor, co-autor e/ou organizador de 10 livros.

Pular para o conteúdo