fbpx

Dilma de saia justa não é uma visão bonita

Print Friendly, PDF & Email

empty-walletExcelente reportagem do The Economist cujo título é “Dilma’s tight skirt” (a saia justa de Dilma) analisa de maneira cirúrgica a atual situação econômica do país.

Segundo a revista, pela primeira vez o PT não poderá fazer algo que costuma caracterizar todos os governos em ano de campanha: aumento de gastos públicos. O país simplesmente não suporta mais esse expediente. Está faltando caixa graças ao pífio crescimento médio de 1,8% ao ano, com inflação de 6% média ao ano e um atual déficit nominal de 3,7% do PIB.

Normalmente o governo recorreria aos empréstimos externos, mas uma menor deterioração das contas de governos estrangeiros, somados com as peripécias nas contas públicas nacionais fizeram dos países desenvolvidos o rumo natural dos investimentos privados.

Embora o país tenha uma forte reserva econômica e baixa taxa de desemprego (fruto da política dos nem-nem, que não estudam e nem trabalham por vontade própria e que portanto ficam fora da taxa oficial), estamos claramente em um momento de estagflação e sem perspectivas de melhora em longo prazo pela falta de reformas estruturais.

O resultado desse cenário pode ser uma mudança de direção no país em 2014.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Bernardo Santoro

Bernardo Santoro

Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), Mestrando em Economia (Universidad Francisco Marroquín) e Pós-Graduado em Economia (UERJ). Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ. Advogado e Diretor-Executivo do Instituto Liberal.

Pular para o conteúdo