fbpx

Concessão de rodovias

ARTHUR CHAGAS DINIZ *

Roberto Campos
Roberto Campos

Há mais de cinquenta anos, Roberto Campos, economista e ministro do Planejamento do governo Castelo Branco, tinha como máxima resposta que dava a debatedores, segundo a qual “é impossível colocar o gato na casinha para que ele coma o rato e ele não tomar o leite”.

É sob este ângulo que devem ser olhadas as concessões de rodovias à iniciativa privada. Em primeiro lugar, é preciso ficar claro que o mercado entende que as concessões a serem efetuadas no governo Dilma não resultam de convicção de uma maior eficiência da iniciativa privada e, sim, de escassez de recursos para investir da União.

É isso que devem ter em mente os concorrentes à privatização das estradas de rodagem. Eles vão entrar em um jogo que os atuais donos do Poder não gostariam de propor. Portanto, o pedágio vai ficar mais caro. Investidores privados vão pedir uma taxa de retorno mais elevada porque sabem que Dilma só privatiza a contragosto.

* VICE-PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

 

FONTE DA IMAGEM:  BIOGRAFIAS_DEC_UFCG_EDU_BR
Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.