fbpx

Breve análise sobre o intervencionismo russo

Print Friendly, PDF & Email

A Rússia tem sido intervencionista em outros países desde os tempos do czarismo.

A mídia ocidental deu pouca relevância às manobras russas pelo simples fato do distanciamento dos mesmos do ocidente.

Exemplo disso é que hoje, na Síria, o regime ditatorial e criminoso de Bashar Al Assad é suportado por Putin. Desde o começo do mandato de Trump, a redução de influência americana na região simplesmente deu a volta por cima em uma guerra na qual Assad já estava acuado e praticamente derrotado. Inclusive os crimes de guerra russos que bombardeiam cidades civis são inúmeros e todos bem documentados, basta uma pesquisa no Google para tomar conhecimento.

Outro exemplo é a Geórgia, ex-nação soviética e vizinha da Rússia que por volta de 2008 foi invadida em uma operação de cinco dias pelos russos (mesma invasão que tentaram simular na Ucrânia subestimando a capacidade de resistência do país) para a imposição da influência de Moscou sobre a região.

Em outros exemplos históricos, temos:

A influência imperialista de Moscou sobre a China que culminou em separação da Mongólia como estado, além da imposição de limites territoriais russos por meio da força através da Convenção de Pequim.

A eterna disputa de ilhas ao norte do arquipélago japonês que já resultou em diversas violações de tratados internacionais distintos e até mesmo já levou à Guerra Russo-Japonesa no começo do século XX.

Os regimes fantoches de Belarus e do Cazaquistão, cujos ditadores fracos e à beira do colapso do regime apelam ao exército russo para conter protestos contra suas próprias populações.

A repressão imbatível sobre chechenos separatistas que já levou mais de 150 mil pessoas da etnia chechena à morte em uma região composta por 95% de chechenos contra apenas 1% de russos.

A expulsão de alemães e poloneses de seu território histórico para oeste para adquirir terras para seu país no final da Segunda Guerra Mundial.

Suporte total de Putin à invasão do Iraque, por acreditar que Saddam fosse um empecilho na influência russa sobre o Oriente Médio.

Porém, na mente desvairada de ideologias de algumas pessoas, o imperialismo é apenas o que os EUA fazem, ignorando todas as pretensões históricas de nações imperialistas desde muito antes dos EUA sequer começarem a tentar enfiar o bedelho na política externa de outros países.

*Artigo publicado originalmente na página Liberalismo Brazuca no Facebook.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo