fbpx

Brasil deixa as “top 200”

Print Friendly, PDF & Email

ARTHUR CHAGAS DINIZ *

A USP – Universidade de São Paulo caiu no ranking da Times Higher Education, a principal lista que classifica a qualidade de ensino nas universidades do mundo. Ela, que estaria em 158º lugar (2012-2013) na escala de excelência, agora não aparece sequer entre as 200 melhores instituições do mundo acadêmico.

E isto tem alguma importância? A resposta é sim, dado que uma boa colocação no ranking é um enorme atrativo para os estudantes do País e do exterior. Não há melhor e tão pregnante propaganda de um país quanto a da qualificação de suas melhores universidades.

No Brasil, o pensamento dominante (o petista) é nivelar as universidades por baixo usando, para alcançar este objetivo, o sistema de cotas que substitui o sistema de mérito. Mais alguns anos de pensamento que valoriza a mediocridade e, definitivamente, deixaremos de ser referência no ensino universitário. É uma questão de tempo.

* VICE-PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

Leia no Estadão: USP cai em ranking mundial de universidades

 

FONTE DA IMAGEM:  THE WORLD UNIVERSITY RANKINGS

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo